José Maranhão renuncia ao cargo de senador para assumir governo da Paraíba
O 3º secretário da Mesa, senador Mão Santa (PMDB-PB), leu em Plenário, no início da noite desta quarta-feira (18), carta de renúncia do senador José Maranhão (PMDB-PB), que assume o governo da Paraíba em razão da cassação de Cássio Cunha Lima.
Cássio Cunha Lima foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral no final de 2008, sob a acusação de ter distribuído 35 mil cheques à população carente nas eleições de 2006, através de programa assistencial mantido pelo governo estadual. A decisão do TSE, no entanto, ainda não havia sido cumprida porque a defesa de Cássio obteve uma liminar, no ano passado, garantindo sua permanência no cargo até o julgamento de recurso apresentado ao próprio tribunal. Na terça-feira (17), o tribunal confirmou a cassação.
Após a leitura do documento por Mão Santa, o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), expressou o descontentamento de seu partido com a decisão do TSE de cassar o mandato de Cássio Cunha Lima, por razões, segundo ele, que, "se levadas ao pé da letra", colocariam em risco mandatos de vários governadores e, inclusive, o do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
- Eu não vejo diferença alguma entre aquele programa social feito [por Cássio Cunha Lima], não no período eleitoral, e o necessário e meritório programa Bolsa-Família - disse Arthur Virgílio.
O líder tucano lamentou a substituição do senador José Maranhão por seu 1° suplente, Roberto Cavalcanti (PRB-PB), por considerar que este não tem condições de assumir o cargo de senador por responder a vários processos na Justiça. Em defesa de Roberto Cavalcanti, o líder do PRB, senador Marcelo Crivella (RJ), destacou os serviços relevantes prestados por ele no Senado durante os quatro meses em que substituiu José Maranhão, em 2006, apresentando importantes projetos e requerimentos.
18/02/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
José Maranhão renuncia ao mandato no Senado para assumir governo da Paraíba
Presidência do Senado recebe comunicado de renúncia de Roseana para assumir governo do Maranhão.
Roberto Cavalcanti pode assumir vaga do senador José Maranhão
Quintanilha deixará cargo de senador para assumir secretaria em Tocantins
José Maranhão: governo da Paraíba é negligente na fiscalização do transporte escolar
Rosalba comunica renúncia para assumir governo do RN