José Nery assume compromisso por país justo, democrático e socialista



Em seu primeiro discurso em Plenário, nesta quarta-feira (14), o senador José Nery (PSOL-PA) - que substituiu a ex-senadora Ana Júlia Carepa, eleita governadora do Pará - apresentou-se como porta-voz da luta por um país mais justo, democrático e socialista. O parlamentar destacou pontos relevantes de seus 30 anos de militância política, iniciada no Ceará, onde nasceu, e mantida após sua mudança para o Pará, em 1985.

De ativista do movimento sindical e popular, José Nery passou a vereador de Abaetetuba (PA) por três mandatos consecutivos (1996, 2000 e 2004) e chega ao Senado assumindo o compromisso público de defender os interesses dos mais carentes, o meio ambiente e a soberania nacional.

José Nery lembrou ter sido eleito primeiro suplente de Ana Júlia pelo PT, em 2002, ingressando no PSOL em 2005 sob a bandeira da ética, do socialismo e do protagonismo popular. O fato se deu após seu rompimento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cujo primeiro mandato avaliou como continuidade da política neoliberal do governo Fernando Henrique.

Em relação ao PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), disse que analisará com cautela os investimentos destinados ao Pará e à Amazônia, adiantando que irá se opor àqueles que possam desrespeitar direitos das comunidades locais e trazer prejuízos ao meio ambiente.

A chegada de José Nery ao Senado foi saudada pelos senadores Inácio Arruda (PCdoB-CE), Mário Couto (PSDB-PA), Mão Santa (PMDB-PI), Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Cristovam Buarque (PDT-DF), que assinalaram sua responsabilidade em substituir a ex-senadora Heloísa Helena (AL) e ser o único representante do PSOL na Casa.



14/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Nery apresenta carta-compromisso contra o trabalho escravo

Pedro Simon: 'Jefferson Péres lutou por um Brasil democrático, soberano e justo'

José Nery diz que decisão do STF atingirá todos os indígenas do país

José Nery: Dona Ruth ajudou a diminuir desigualdades no país

COMPROMISSO DEMOCRÁTICO NO MERCOSUL TERÁ CARÁTER JURÍDICO

MG assume compromisso com o Mulher, Viver sem Violência