José Nery: campanha da CNBB contribui para conscientização sobre importância da Amazônia
José Nery, um dos autores do requerimento de homenagem à CNBB, criticou o modelo de desenvolvimento da Amazônia, em especial o agronegócio, com a destruição de florestas para plantação de soja. Ele informou que o estado do Mato Grosso, maior produtor de soja desde 1996, já destruiu dois terços de suas florestas, sendo o "campeão do desmatamento".
O senador lembrou que esse modelo de desenvolvimento, chamado de "Revolução Verde", que teve origem no século passado, mas ganhou força sobretudo na década de 70, tinha por objetivo acabar com a fome no mundo. No entanto, explicou, tal promessa não foi cumprida, pois atualmente 850 milhões de pessoas passam fome no mundo, dos quais 300 milhões são crianças.
- O impacto foi assustador e as conseqüências dessa política agrícola ainda não totalmente mensuradas. Na Amazônia, até 2004, cerca de 1,2 milhões de hectares da floresta foram transformados em plantação de soja. Não é à toa que a Amazônia é hoje concebida como a nova "fronteira agrícola" mundial - afirmou o senador, que apontou entre as conseqüências negativas dessa atividade a destruição de rios e das populações ribeirinhas.
José Nery mencionou ainda o problema gerado pela empresa norte-americana Cargil Agrícola S.A. que construiu um porto para escoamento da produção de soja em Santarém (PA) próximo à Praia de Vera Paz, sem realizar estudos de impacto ambiental. Em 2000, o Ministério Público acolheu denúncia de diversas entidades e impediu, por meio de liminar, a continuidade das obras. No último dia 24, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com apoio da Polícia Federal, fechou o terminal graneleiro da Cargil
O senador também manifestou preocupação com a construção da Hidrelétrica de Belo Monte prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ele questionou a utilização de hidrelétricas e termelétricas em detrimento da busca de outras matrizes energéticas renováveis, assinalando que o grande desafio do século será a falta de água em proporções globais já no ano de 2027.
José Nery, pela Campanha da Fraternidade deste ano, parabenizou a instituição pela iniciativa.
- O tema da campanha foi uma feliz escolha da CNBB, com sua enorme e generosa sintonia com as necessidades do povo brasileiro - disse o senador.27/03/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Saúde: Campanha nas rodovias para conscientização sobre importância da doação de órgãos
Suplicy pede reflexão sobre a campanha da CNBB pela preservação da Amazônia
José Nery divulga carta da CNBB Norte
Hélio Costa parabeniza CNBB pelo esforço de conscientização da soceidade sobre os idosos
Jose Nery defende novo modelo de desenvolvimento para a Amazônia
José Nery ressalta importância da obra de Niemeyer na arquitetura mundial e brasileira