José Nery critica governadora e apóia estudantes pela meia-passagem no Pará



O senador José Nery (PSOL-PA) criticou em Plenário, nesta quarta-feira (26), a governadora do Pará, Ana Julia Carepa, pela "pouca sensibilidade" demonstrada em projeto enviado à Assembléia Legislativa para regulamentar a meia-passagem para estudantes nos meios de transportes entre municípios, como determina a Constituição paraense.

A regulamentação proposta só garante a meia-passagem para locais distantes no máximo 150 quilômetros de Belém, excluindo do benefício estudantes do ensino médio, das escolas técnicas, de nível superior de escolas privadas e os da pós-graduação. José Nery informou que os estudantes fizeram, nesta quarta-feira (26), protestos em Belém e em Tucuruí - neste município, dois mil estudantes fecharam uma rodovia.

O parlamentar manifestou total apoio aos estudantes e informou que, graças às manifestações, foi instalada uma mesa de negociações com representantes dos estudantes, do governo estadual e líderes partidários da Assembléia Legislativa. E informou que só 20 dos 143 municípios paraenses contam com unidades avançadas das escolas públicas de ensino superior, havendo, portanto, a necessidade de se ampliar a presença destas escolas no interior do estado.

José Nery disse ainda acompanhar "com preocupação" o debate e as negociações entre os congressistas e o governo sobre limites para a edição de medidas provisórias. Segundo ponderou, o Poder Executivo "tem suas razões" para editá-las e sabe o que as MPs representam para a governabilidade. Entretanto, considerou necessário se encontrar um caminho para coibir o excesso de medidas provisórias e o trancamento da pauta de votações do Parlamento.



26/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Nery lembra passagem de Patativa pelo Pará

José Nery apóia voto aberto para todos os casos

José Nery apoia declarações de Joaquim Barbosa, do STF

José Nery critica processo de licenciamento ambiental de hidrelétrica no Pará

José Nery diz que rodovias do Pará estão intransitáveis e critica lentidão do PAC

José Nery apóia reivindicações de servidores da saúde, do trabalho e da previdência