José Nery lembra os 127 anos de Abaetetuba
O senador José Nery (PSOL-PA) registrou em Plenário nesta quarta-feira (24) a passagem dos 127 anos de emancipação política do município paraense de Abaetetuba, sua terra natal. Ele frisou a importância política, econômica e social da cidade de 350 mil habitantes para a região do Baixo Tocantins.
Segundo o parlamentar, Abaetetuba é cidade-pólo de uma região que abrange os municípios de Moju, Igarapé-Miri e Barcarena, sendo Abaetetuba a sexta maior cidade do estado.
A atividade econômica predominante no município, prosseguiu, é o terceiro setor (comércio e serviços), que conta com uma ampla rede de estabelecimentos das mais diversas atividades. Apesar ter menor participação na economia, a atividade industrial vem crescendo nos últimos anos, especialmente nos setores alimentício e de beneficiamento de produtos agro-florestais.
- No setor agro-florestal, o município se destaca como o segundo maior produtor de açaí do Pará, o terceiro maior produtor de bacuri e de cupuaçu e como o maior produtor de manga do estado. É ainda o quinto maior pólo pesqueiro do estado, apresentando grande produção de camarão e caranguejo - disse Nery.
O senador também falou sobre os elementos históricos, paisagísticos e culturais da cidade, no que destacou o Festival do Miriti (MuritiFest). O evento, que acontece desde 2004 no mês de abril, promove o artesanato de miriti e o trabalho dos artistas da região, atraindo visitantes de todo o estado.
- O MuritiFest tornou-se em pouco tempo a maior manifestação cultural do Baixo Tocantins - disse.
Em aparte, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) se associou à homenagem.
24/03/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
José Nery denuncia crime ambiental em Abaetetuba (PA)
José Nery denuncia crime ambiental em Abaetetuba (PA)
José Nery lembra dois anos do assassinato de Dorothy Stang
José Nery lembra assassinato de Paulo Fonteles e diz que campo não mudou nesses 20 anos
José Nery lembra morte de Che Guevara
José Nery lembra Dia Internacional de Combate à Tortura