José Nery denuncia trabalho escravo no sul do Pará




O senador José Nery (PSOL-PA) denunciou em Plenário, nesta quinta-feira (9), dois casos de trabalho escravo em fazendas no sul do Pará, localizadas nos municípios de Itupiranga e Brejo Grande do Araguaia.

De acordo com Nery, as duas propriedades rurais mantinham 35 trabalhadores em condições análogas à escravidão, dispondo alguns deles apenas de uma mangueira como abrigo.

Os empregados na Fazenda de Itupiranga, segundo ele, foram contratados, numa jornada diária de 8 horas, para fazer o desmatamento de área destinada a criação de gado. Eles não possuíam, informou, qualquer tipo de equipamento de proteção individual (EPIs), como botas, chapéus, óculos, luvas e roupas especiais para desenvolverem a atividade.

Na outra propriedade, no município de Brejo Grande do Araguaia, três trabalhadores foram encontrados morando num barraco de palha sem quaisquer equipamentos sanitários.

- Os fatos que relato aqui, reportagem da ONG Repórter Brasil, especializada em denunciar fatos de violência contra trabalhadores rurais em condições análogas às de escravo ou de trabalhador na área urbana, demonstram o quanto são urgentes as providências, as medidas que efetivamente possam coibir a prática de trabalho escravo no Brasil - disse.



09/12/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Nery defende medidas para combater o trabalho escravo

José Nery pede aprovação da PEC do Trabalho Escravo

José Nery divulga ato contra trabalho escravo

José Nery quer votação da PEC do Trabalho Escravo

José Nery cobra rapidez na votação da PEC do Trabalho Escravo

José Nery destaca ações de combate ao trabalho escravo