José Nery divulga nota criticando visita de senadores à empresa acusada de trabalho escravo



O senador José Nery (PSOL-PA) divulgou na última segunda-feira (24) nota na qual critica a visita de uma comissão externa do Senado Federal à empresa Pará Pastoril e Agrícola S. A. (Pagrisa), em Ulianópolis (PA). A empresa foi autuada por fiscais do Ministério do Trabalho em junho último, por empregar 1.064 trabalhadores em condições análogas às de escravos. Para o parlamentar, a comissão está "na contramão do esforço nacional contra o trabalho escravo", por ter optado "por uma postura de alinhamento incondicional aos interesses da empresa denunciada, sem que houvesse o menor senso de equilíbrio e pluralidade que um caso desta complexidade exigia".

José Nery disse ter ficado consternado com a recusa, pela maioria dos senadores da Comissão Externa, de incluir na visita representantes do Grupo Especial de Fiscalização Móvel do Ministério do Trabalho, como também integrantes do Ministério Público do Trabalho e da Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae). O parlamentar justificou assim sua recusa em participar da referida comissão, "posto que se orquestrava um palco para a desqualificação e enfraquecimento das ações desenvolvidas no âmbito da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), do Ministério do Trabalho, tão competentemente coordenada pela secretária Ruth Vilela".

O parlamentar acrescentou, na nota, que irá, como presidente da Subcomissão Temporária de Combate ao Trabalho Escravo - vinculada à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal - convocar uma reunião de emergência para debater medidas que contribuam para o imediato restabelecimento das ações de combate ao trabalho escravo no país. Afirmou também que pedirá ao o ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, uma reunião da Conatrae para garantir as condições de segurança e de respaldo institucional às atividades realizadas pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel.



25/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Nery divulga ato contra trabalho escravo

Empresa acusada de trabalho escravo é investigada pela Justiça

José Nery conclama senadores a participarem de ato contra o trabalho escravo

José Nery pede aprovação da PEC do Trabalho Escravo

José Nery denuncia trabalho escravo no sul do Pará

José Nery quer votação da PEC do Trabalho Escravo