José Nery: Estabilidade do Brasil é de papel crepom
O senador José Nery (PSOL-PA) alertou nesta quinta-feira (8) para a "enorme vulnerabilidade externa" do Brasil em face da crise global dos mercados financeiro e de capitais. Para o parlamentar, o país está frágil tanto nas esferas monetária e financeira quanto do ponto de vista comercial, produtivo e tecnológico.
- Concordo com o economista Reinaldo Gonçalves quando afirma que a estabilidade do Brasil, na verdade, é falsa. É uma estabilidade de papel crepom - disse o senador.
O senador observou que as reservas internacionais brasileiras correspondem hoje ao valor da dívida externa, enquanto a dívida interna é cinco vezes maior que as reservas, com um valor superior a R$ 1 trilhão. Somente o passivo de curto prazo equivale a três vezes as reservas.
José Nery cobrou do governo explicações urgentes ao povo. Na opinião deles, o Senado deve exigir do governo informações acerca da gravidade dos efeitos da crise norte-americana na economia brasileira. O parlamentar acha também que o as autoridades do Executivo devem colocar o Congresso a par das medidas que estão sendo tomadas.
- Todas as vezes em que vivemos crises econômicas, em vez de proteger os mais humildes, os poupadores e os assalariados, os pacotes governamentais se preocupam em salvar da falência os especuladores e os banqueiros, tudo em nome da estabilidade do capital - protestou o senador.
09/10/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Papel do Interlegis na construção da democracia é elogiado por José Nery
Brasil esperava outra decisão, diz José Nery
José Nery cobra universalização da energia elétrica no Brasil
Para José Nery, refúgio a Battisti é decisão soberana do Brasil
Na homenagem a Joaquim Nabuco, José Nery cobra fim do trabalho escravo no Brasil
José Nery diz que mais de 25 mil pessoas no Brasil se libertaram do trabalho escravo nos últimos anos