Para José Nery, refúgio a Battisti é decisão soberana do Brasil
O senador José Nery (PSOL-PA) condenou as críticas das autoridades italianas à decisão brasileira de conceder refúgio a Cesare Battisti. Para o parlamentar, são equivocadas as tentativas de constranger o Brasil com chamamentos de embaixadores para esclarecer o caso e com ameaças de cancelamentos de encontros políticos e esportivos com a participação brasileira, como forma de retaliação. Para José Nery, os crimes cometidos por Cesare Battisti são de natureza política, justificando, portanto, a concessão de refúgio ao ativista, conforme legislação brasileira.
- Não somos mais uma colônia européia. É hora de o Brasil encerrar esse caso, reafirmando nossa soberania como Nação - frisou.
Para o senador, o Supremo Tribunal Federal (STF) não pode ter dois pesos e duas medidas em suas decisões, devendo opinar sobre o caso Battisti da mesma forma que decidiu favoravelmente a pedidos de refúgio a outros italianos em situações semelhantes.
José Nery falou durante audiência conjunta das Comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) com o ministro da Justiça, Tarso Genro.
Mais informações a seguir
12/03/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
João Pedro defende decisão do governo brasileiro de conceder refúgio político a Cesare Battisti
Brasil esperava outra decisão, diz José Nery
João Pedro vê atitude legal do Brasil ao conceder refúgio político a Battisti
José Nery defende a libertação de Cesare Battisti
Nery está otimista com a decisão final sobre Battisti caber a Lula
José Nery pede que governo não extradite Cesare Battisti