Brasil esperava outra decisão, diz José Nery



O senador José Nery (PT-PA) criticou nesta quarta-feira (12) a absolvição do presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, pelo Plenário da Casa. Apresentado pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, o projeto de resolução que decretava a perda do mandato do senador pelo PMDB de Alagoas não recebeu o mínimo de votos necessários para aprovação. O placar registrou 40 votos contrários, 35 votos favoráveis e 6 abstenções. Para ser aprovado, o projeto precisaria contar o voto favorável de 41 senadores, equivalente à maioria absoluta dos parlamentares.

- O dia de hoje deu um mal exemplo para o Brasil. O país inteiro esperava outra decisão. A decisão envergonha o Brasil. Com os seis votos da abstenção, o resultado teria sido o que todos esperavam - avaliou, durante entrevista a jornalistas.

No entanto, José Nery ressaltou que "há razões de sobra para continuar lutando", tendo em vista que outras três representações contra Renan foram protocoladas na Secretaria Geral da Mesa do Senado, duas das quais já foram enviadas ao Conselho de Ética e transformadas em processo. A terceira ainda encontra-se na Mesa para posterior encaminhamento ao órgão, presidido pelo senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO).

Na avaliação de José Nery, o fato de Renan ter sido absolvido da acusação de ter parte de suas despesas pessoais pagas por um funcionário de uma empreiteira não enfraquece o julgamento futuro das novas denúncias.

Para a ex-senadora Heloísa Helena, que defendeu em Plenário a posição do PSOL, autor da denúncia contra Renan, a absolvição do presidente do Senado representa uma decepção para o povo brasileiro.

- Milhões de mulheres e homens de bem espalhados pelo Brasil, que ensinam aos filhos que é proibido roubar, ficam infelizes e constrangidos com um resultado covarde como esse - afirmou em entrevista aos jornalistas, durante a qual disse manter "esperança na consolidação da democracia".



12/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para José Nery, refúgio a Battisti é decisão soberana do Brasil

José Nery diz que decisão do STF atingirá todos os indígenas do país

José Nery comemora decisão do Supremo contra o nepotismo

José Nery protesta contra decisão do Tribunal de Justiça do Pará

José Nery protesta contra decisão de tribunal que inocentou juíza no Pará

José Nery protesta contra decisão da AGU sobre atos de tortura durante a ditadura