José Nery homenageia Carlos Marighella, morto há 40 anos



O senador José Nery (PSOL-PA) subiu à tribuna nesta quarta-feira (4) para homenagear Carlos Marighella, morto há 40 anos pelo regime militar. Militante comunista, Marighella fundou em 1966 a Aliança Libertadora Nacional (ALN), movimento que defendia a luta armada contra a ditadura.

- Sua biografia se confunde com a luta pelo socialismo, pela liberdade e pela defesa da vida - declarou o parlamentar.

José Nery lembrou que Marighella começou a militar no Partido Comunista Brasileiro aos 18 anos, tendo sido preso e torturado diversas vezes. Além disso, foi eleito deputado federal constituinte pela Bahia em 1945 e, em 1966, "por discordar do processo de adaptação e burocratização que vivia o Partido Comunista", deixou essa agremiação para fundar a Aliança Libertadora Nacional.

- Com o endurecimento do regime militar, Marighella passou a ser caçado implacavelmente, até tombar em emboscada patrocinada pelo Dops [Departamento de Ordem Política e Social] - disse o senador.

José Nery citou ainda passagens de textos do sociólogo Florestan Fernandes e do escritor Jorge Amado em que eles elogiam Marighella.

Rei do carimbó

Outro homenageado pelo parlamentar foi Augusto Gomes Rodrigues, "o Verequete", que faleceu na terça-feira (3), em Belém, aos 93 anos.

- Ele revolucionou a cultura paraense - afirmou José Nery.

O senador ressaltou que Augusto Gomes Rodrigues "era um poeta popular analfabeto que se tornou um grande compositor e se transformou no verdadeiro rei do carimbó paraense".

José Nery informou o povo do Pará acompanhou o funeral de Verequete, prestando a ele "uma homenagem muito digna e justa".



04/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Nery homenageia líder sindical morto há 23 anos

José Nery pede pensão ao governo do PA para mãe de estudante morto pela ditadura

José Nery homenageia mães de filhos vítimas da violência

José Nery homenageia Sociedade Paraense dos Direitos Humanos

José Nery homenageia conselheiros tutelares e expõe dificuldades dos conselhos

José Nery diz que parlamentares cobraram do ministro Carlos Lupi retomada da fiscalização do trabalho escravo