José Nery lembra assassinato de Paulo Fonteles e diz que campo não mudou nesses 20 anos



O senador José Nery (PSOL-PA) lembrou em Plenário o assassinato do advogado, ex-deputado estadual e militante de direitos humanos Paulo Fonteles, ocorrido há 20 anos, na região metropolitana de Belém (PA). Afirmou que a situação no campo não mudou nesse período e citou que, nos últimos 30 anos, 785 pessoas que lutavam pela terra foram assassinadas em todo o Brasil.

Nery informou que até hoje não foram identificados os mandantes do assassinato, "possivelmente latifundiários", e as duas pessoas condenadas pela execução receberam penas de 19 anos de cadeia, mas só cumpriram pouco mais de seis anos. O senador lembrou que Fonteles, primeiro presidente da Sociedade Paraense de Direitos Humanos, "foi um lutador que enfrentou a ditadura", tendo sido preso e torturado em Brasília, em 1972.

- Desde seu assassinato, continuam intocados os alicerces da concentração da propriedade da terra no país, sua defesa como valor quase absoluto, a truculência dos que dela se apropriam e, sobretudo, a impunidade - constatou José Nery.

O senador acredita que só a punição de mandantes de crimes ligados à disputa porterras poderá levarpaz ao campo. Reafirmou sua convicção de que "só uma verdadeira reforma agrária, acompanhada de mudança radical no modelo agro-exportador que predomina na agricultura brasileira, poderá gerar as condições para que se alcance a paz e a justiça" no meio rural do país.

Nery saudou a realização, em Brasília, do V Congresso Nacional do MST, que será encerrado nesta sexta-feira (14).



14/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Nery lembra dois anos do assassinato de Dorothy Stang

José Nery lembra terceiro ano do assassinato de Dorothy Stang

José Nery lembra os 127 anos de Abaetetuba

Um ano depois da prisão de uma menina com 20 adultos no Pará, pouca coisa mudou, diz José Nery

José Nery anuncia julgamento de mandante do assassinato de Dorothy Stang

Paim lembra os 40 anos do assassinato de Martin Luther King