José Nery lembra dois anos do assassinato de Dorothy Stang



O senador José Nery (PSOL-PA) lembrou nesta segunda-feira (19) os dois anos do assassinato da missionária norte-americana Dorothy Stang, militante da causa da reforma agrária e defensora dos direitos dos trabalhadores rurais de Anapu, no Pará. Segundo o senador, dos 172 assassinatos envolvendo conflitos agrários no estado desde 1971, só em três houve julgamento dos executores e mandantes do crime. No caso Dorothy Stang, o parlamentar informou que os criminosos já foram identificados, mas não punidos.

- O sonho e a vida da irmã Dorothy servem de alento à nossa luta. Apelo ao Judiciário do Pará para apressar o julgamento e a punição exemplar dos que cometeram o crime contra a missionária - disse.

De acordo com José Nery, mais de 30 lideranças religiosas e sindicais da região de Anapu estariam, hoje, sob ameaça de morte. O fato o levou a apelar às autoridades do Pará para que permaneçam vigilantes e preservando a vida de quem se dedica aos mais pobres e à defesa dos direitos humanos.

Heloísa Helena

Os senadores peemedebistas Pedro Simon (RS) e Mão Santa (PI) destacaram, em aparte, a grandeza da atuação da ex-senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) e a falta que ela faz no Senado. Segundo Simon, Heloísa Helena deixou saudade no Senado pela dignidade de seu comportamento e por seu espírito público. Já Mão Santa apontou a dura missão de José Nery de substituir Heloísa Helena como representante do PSOL na Casa e a ex-senadora e atual governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT), de quem era suplente.



19/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Nery lembra terceiro ano do assassinato de Dorothy Stang

José Nery anuncia julgamento de mandante do assassinato de Dorothy Stang

José Nery registra aniversário de quatro anos da morte da irmã Dorothy Stang

José Nery lembra assassinato de Paulo Fonteles e diz que campo não mudou nesses 20 anos

Ideli protesta contra absolvição de suposto mandante do assassinato de Dorothy Stang

Sibá Machado lembra morte da missionária Dorothy Stang