José Nery manifesta 'tristeza e decepção' pelo arquivamento de denúncias



O senador José Nery (PSOL-PA), em discurso nesta quarta-feira (19), ressaltou sua 'tristeza e decepção' pela decisão da maioria dos membros do Conselho de Ética de arquivar as denúncias e representações contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Ele anunciou já ter as assinaturas necessárias para recorrer da decisão ao Plenário do Senado.

Além dele, os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF), Renato Casagrande (PSB-ES), Demóstenes Torres (DEM-GO), Marina Silva (sem partido-AC), Flávio Arns (PT-PR), Jefferson Praia (PDT-AM), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e Pedro Simon (PMDB-RS) assinaram o requerimento pedindo que a discussão seja encaminhada ao Plenário da Casa. Mais parlamentares prometeram assinar o documento nesta quinta-feira (20), informou.

Na opinião do parlamentar, o melhor caminho seria a investigação para averiguar as suspeitas de irregularidade, mas o Conselho de Ética, "num total desconhecimento do que deveria ser o seu dever de investigar, preferiu concordar com a decisão, já tomada pelo presidente Paulo Duque, arquivando as denúncias e as representações feitas pelo PSOL e pelo PSDB".

José Nery também congratulou-se com os senadores Flávio Arns e Marina Silva, que anunciaram o seu desligamento do PT. Para ele, a decisão mostrou "altivez e compromisso com uma nova política, com a utopia da luta para construir um país melhor, transformado".

O senador lembrou ainda que o PSOL vai promover, entre os dias 21 e 23 deste mês, o seu 2º Congresso Nacional, a ser realizado em São Paulo.



19/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Nery poderá recorrer ao Plenário contra arquivamento

José Nery manifesta sua convicção de que Renan quebrou o decoro

José Nery manifesta apoio a indígenas da reserva Raposa Serra do Sol

José Nery diz que rejeição de denúncias "é punhalada na esperança do povo"

José Nery alerta para denúncias de desrespeito aos direitos humanos

José Nery manifesta apoio à Marcha dos Usuários pela Reforma Psiquiátrica Antimanicomial