José Nery diz que rejeição de denúncias "é punhalada na esperança do povo"
O senador José Nery (PSOL-PA) considerou a decisão do presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar de rejeitar as denúncias e representações contra o atual presidente do Senado, José Sarney, e o anterior, Renan Calheiros (PMDB-AL), uma "punhalada na esperança do povo brasileiro que acompanha com interesse os fatos e que esperava que houvesse investigação". O presidente do conselho, senador Paulo Duque (PMDB-RJ), ao rejeitar nesta quarta-feira (5) os pedidos de investigação, usou como argumentação principal o fato de serem baseadas em notícias de jornais.
Nery apontou a existência de um "conluio de interesses escusos" que agora obriga o partido a recorrer ao plenário do Conselho de Ética para que os processos sejam abertos e realizadas as investigações.
- Aqui começou a ser servida uma pizza que a população brasileira não aceitará - declarou, após o encerramento da reunião do conselho.
O parlamentar defendeu o afastamento do presidente José Sarney do cargo, e afirmou que, caso não haja investigação das denúncias, o Senado não vai funcionar e não haverá "condição de votar matéria alguma". Para ele, "o apego ao poder, a corrupção e a negativa das investigações poderão levar a um grande impasse institucional e vão prejudicar o Brasil e desmoralizar o Senado".
A atitude de Paulo Duque, que indeferiu o requerimento de Nery que pedia o seu impedimento para analisar os procedimentos investigatórios - por ter afirmado anteriormente serem os atos secretos uma bobagem e que o PSOL "não existia" - foi duramente criticada por Nery. O presidente também indeferiu recurso para que o requerimento pudesse ser analisado pelo plenário do conselho, e Nery prometeu tomar "providências legais" contra a medida.
05/08/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
COP 15: José Nery aponta impasse, mas diz que não se pode 'perder esperança'
José Nery saúda Lei da Ficha Limpa: 'Roriz não é digno do voto do povo'
José Nery alerta para denúncias de desrespeito aos direitos humanos
José Nery manifesta 'tristeza e decepção' pelo arquivamento de denúncias
José Nery pede ação do governo contra violência ao povo do Saara Ocidental
José Nery defende CPI mista para investigar denúncias da Operação Navalha