José Nery pede a retirada das tropas brasileiras que estão no Haiti



Ao analisar a visita do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, ao Brasil, o senador José Nery (PSOL-PA) sugeriu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que não aceite um papel subserviente nas questões que for tratar com o líder norte-americano. Entre outros pontos, o senador opinou que o Brasil não deve se aliar à política externa americana. Para isso, um primeiro passo seria retirar as tropas brasileiras que estão no Haiti.

- Não devemos apoiar ações beligerantes contra países. Somos favoráveis à imediata suspensão do bloqueio econômico patrocinado pelos Estados Unidos contra Cuba e contrários a quaisquer sanções que possam prejudicar a Venezuela e a Bolívia. O presidente Lula deve zelar pelos interesses do nosso país e não pactuar com os planos expansionistas e colonialistas de Bush - afirmou José Nery.

Na visão do senador, a visita de George W. Bush ao Brasil deve-se ao crescimento da esquerda nos países da América Latina. Para ele, o objetivo da vinda do presidente norte-americano é isolar experiências mais radicalizadas de governo, sobretudo as que estão ocorrendo na Venezuela e na Bolívia, e também impedir a ampliação do Mercosul.

Em aparte, o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) disse que o Brasil não pode se dar ao luxo de abrir mão de estabelecer um maior entrosamento comercial com os Estados Unidos. Ele considerou que mais constrangedor para o governo brasileiro é receber com honras o presidente da Bolívia, Evo Morales, que na sua visão humilhou o país quando determinou a invasão de refinarias da Petrobras instaladas naquele país.



08/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Primeira-ministra do Haiti pede que tropas brasileiras continuem no país

Raupp defende aumento de tropas brasileiras no Haiti e pede que corrente de solidariedade continue

Parlamentares prestigiam tropas brasileiras no Haiti

Mozarildo registra visita de autoridades às tropas brasileiras no Haiti

Romeu Tuma elogia atuação das tropas brasileiras no Haiti

Congresso Nacional aprova envio de novas tropas brasileiras ao Haiti