José Nery protesta contra violência policial no Pará



O senador José Nery (PSOL-PA) repudiou nesta quarta-feira (6) a violência sofrida por jovens da cidade paraense de Viseu, próxima à divisa do Pará com o Maranhão. Chamados a investigar um grupo que jogava bola e também fumava maconha na periferia da cidade, policiais militares espancaram jovens que teriam reagido à abordagem policial.

De acordo com relatos de populares ouvidos por jornalistas, um dos jovens espancados, de 17 anos, foi retido pelos policiais. Logo em seguida, ouviram-se disparos, mas os moradores encontraram "apenas uma grande mancha de sangue, massa encefálica e um boné que era usado pela vítima".

O resultado foi o que o senador chamou de "dia de fúria". Familiares procuraram o Fórum para obter informações, mas não foram esclarecidos - nem sobre a circunstância da morte e nem sobre a destinação do corpo. Isso causou grande indignação, culminando com a destruição do Fórum e da delegacia da cidade.

O promotor, o juiz e outros funcionários da comarca de Viseu tiveram que ser retirados do prédio de helicóptero. Houve também várias prisões. No início da noite desta terça-feira (5), foi enviado reforço policial ao município, dado o clima de grande tensão.

José Nery disse ter feito contato telefônico nesta quarta com uma cidadã do município e obteve a informação de que a família continua sem informação oficial sobre qual a destinação do corpo do adolescente assassinado.

- O que se vê é que é mais um caso revelador do quanto é banal a violação da dignidade humana no estado do Pará. É inaceitável ceifar a vida de um adolescente numa abordagem policial que poderia levá-lo à prisão, se fosse o caso, para a delegacia especializada - protestou Nery.

O senador creditou a reação da população ao cansaço a que está submetida pela impunidade.

- Suponho que a governadora Ana Júlia, no cumprimento do seu dever, já deve ter tomado as providências para a apuração do caso e para a punição dos responsáveis. Mas, é fundamental que faça ações para tranqüilizar a população. O direito à informação é um direito fundamental - cobrou o senador.



06/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Nery protesta contra decisão do Tribunal de Justiça do Pará

José Nery protesta contra construção de usina hidrelétrica no Pará

ÁLVARO DIAS PROTESTA CONTRA VIOLÊNCIA POLICIAL NO PARANÁ

José Nery protesta contra decisão de tribunal que inocentou juíza no Pará

José Nery denuncia violência contra integrantes do PSOL no Pará

José Nery protesta contra tratamento da imprensa à candidatura do PSOL