José Nery propõe que o Senado assuma como sua a causa palestina




"O Senado brasileiro deveria assumir, como sua, a causa da liberdade do povo palestino, posto que até agora o governo brasileiro pouco fez para enfrentar esta situação e denunciar a política criminosa do Estado de Israel". A sugestão foi feita pelo senador José Nery (PSOL-PA) durante a hora do expediente da sessão dessa terça-feira (30), destinada a comemorar o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino.

O senador recomendou ao Ministério das Relações Exteriores do próximo governo que reconheça o direito à unidade nacional da Palestina "como já fizeram os países nórdicos e a Suíça". Na avaliação de Nery, em violação sistemática às resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU), os israelenses têm imposto aos palestinos a espoliação de suas melhores terras agrícolas, a repressão e operações militares maciças, a anexação de seus territórios, a demolição de casas, além da morte e prisão de vários militantes políticos.

- Nesse momento está em curso uma estratégia que visa provocar, pelo terror e a fome, a saída dos territórios palestinos e a dispersão de uma fração importante do seu povo, para conseguir então impor um 'Estado' palestino partido ao meio, sem soberania e assentado em alguns enclaves isolados, rodeados de colônias israelenses, na Cisjordânia e na Faixa de Gaza - afirmou José Nery.



30/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Nery propõe medidas para debelar a crise no Senado

ARLINDO PORTO PROPÕE QUE SENADO ASSUMA QUESTÃO DAS DÍVIDAS ESTADUAIS

José Nery registra encontro da SBPC que terá como tema a Amazônia

José Nery propõe criação da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara

Senador José Nery visita cooperativa de reintegração de pessoas que trabalharam como escravas

José Nery propõe comissão mista do Congresso para acompanhar projeto de integração do São Francisco