Senador José Nery visita cooperativa de reintegração de pessoas que trabalharam como escravas



O presidente da Subcomissão Temporária do Trabalho Escravo, senador José Nery (PSOL-PA), visitou nesta terça-feira (23), no município de Açailândia (MA), a Cooperativa da Dignidade, entidade que promove a reintegração à sociedade de pessoas que trabalharam em condição análoga a de escravos. O projeto, financiado pela ONG Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos, dá oportunidade de trabalho a esses pessoas na produção de brinquedos artesanais e carvão ecológico - produzido a partir de restos de carvão vegetal.

Segundo a assessoria de José Nery, o senador anunciou que iniciará uma campanha nacional de coleta de assinaturas para pressionar a Câmara a votar a proposta de emenda à Constituição (PEC 438/01), já aprovada no Senado, que define a expropriação de terras de fazendeiros que fizerem uso de mão-de-obra análoga à condição escrava, para fins de reforma agrária. A expropriação, ao contrário da desapropriação, não garante indenização aos produtores.

Após a visita à cooperativa, Nery participou de um seminário sobre o tema promovido pelo Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos. Pela manhã o senador reuniu-se com o governador do Maranhão, Jackson Lago, para se inteirar sobre as ações que o governo do estado vem adotando no combate a esse tipo de crime. O Maranhão está entre as regiões com maior incidência de trabalho análogo ao escravo, além de ser considerado um "exportador" de mão-de-obra escrava para outros estados, como o Pará - onde estima-se que haja o maior número de casos do país.

Pará

Nesta sexta-feira (24), a subcomissão estará no município de Marabá, no Pará, para se encontrar com ex-trabalhadores escravos na sede local da Comissão Pastoral da Terra (CPT). O grupo também deve participar de um seminário sobre combate ao trabalho escravo na unidade local da Universidade Federal do Pará.

No sábado (25), último dia da viagem, a subcomissão reúne-se em Belém, no período da manhã, com autoridades e representantes de entidades da sociedade civil e, logo em seguida, participará de audiência com a governadora Ana Júlia Carepa.



23/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ex-senador, José Nery é presidente de honra da Frente Parlamentar de Combate ao Trabalho Escravo

José Nery, futuro senador do PSOL: "Só aceito reforma para aumentar os direitos dos trabalhadores"

José Nery informa visita de comissão de parlamentares ao ministro do Trabalho

José Nery quer permitir exame de denúncias sobre atos praticados antes do exercício do mandato de senador

José Nery propõe que o Senado assuma como sua a causa palestina

José Nery diz que mais de 25 mil pessoas no Brasil se libertaram do trabalho escravo nos últimos anos