José Pimentel destaca participação das micro e pequenas empresas na geração de empregos




Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (22), o senador José Pimentel (PT-CE) destacou a geração de empregos formais e a importância da participação das micro e pequenas empresas no crescimento da economia nacional. O senador informou que o número de empregos cresceu em 252 mil no mês de maio, em relação a abril. Pimentel acrescentou que só nos cinco primeiros meses de 2011 já são quase 1,2 milhão de empregos a mais na comparação com 2010.

- A meta do governo é gerar 2,5 milhões de empregos neste ano, repetindo o resultado do ano passado - afirmou.

O senador lembrou que, em 2010, mais da metade dos empregos (52%) foram gerados nas empresas com até quatro empregados. Pimentel também informou que 80% dos empregos gerados no ano passado são referentes a empresas que adotam o Simples Nacional. De acordo com o senador, hoje há 5,1 milhões de micro e pequenas empresas formais no Brasil.

- Em 2007, quando foi implantado o Simples Nacional, esse número era de 1,337 milhão - comparou.

O senador disse que uma das promessas de campanha da presidente Dilma Rousseff foi o fortalecimento das micro e pequenas empresas. Ele lembrou que a presidente enviou mensagem ao Congresso no último dia 7 de abril com projeto de criação da Secretaria Nacional da Micro e Pequena Empresa (PL 865/11), que tramita na Câmara. Pimentel pediu rapidez na aprovação do projeto, que considerou "de fundamental importância para o fortalecimento do setor".

O parlamentar também anunciou que no próximo dia 29 haverá um seminário na Câmara, com representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e de outras entidades que atuam com micro e pequenas empresas. Serão debatidos temas como a ampliação do Simples Nacional e da classificação do empreendedor individual e o projeto de criação da secretaria para o segmento.

O senador ressaltou, ainda, a importância da formalização dos trabalhadores brasileiros. Segundo ele, só com a formalização é possível o acesso a linhas de financiamento e a certas garantias legais. As empresas formais também podem buscar a adesão ao Simples, que permite a redução e até a isenção de alguns tributos.



22/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Pimentel: micro e pequenas empresas são fundamentais para Previdência Social

José Pimentel elogia ações do governo em prol de pequenos empreendedores e micro e pequenas empresas

José Pimentel pede aprovação, pela Câmara, de propostas em favor de micro e pequenas empresas

Pimentel defende mudanças na lei das micro e pequenas empresas

Micro e pequenas empresas salvam empregos em 2009

José Pimentel comemora geração de 2 milhões de novos empregos com carteira assinada em 2011