Para José Pimentel, número de médicos no Brasil é insuficiente



O senador José Pimentel (PT-CE) saudou a presidente Dilma Rousseff, em discurso nesta terça-feira (16), pelo lançamento do Programa Mais Médicos, argumentando que a quantidade de profissionais em atuação não atende à demanda dos serviços de saúde e está distribuída irregularmente pelo país. O parlamentar chamou a atenção para as unidades de saúde que não funcionam por falta de médicos, e a carência de especialistas em áreas como pediatria.

- É estarrecedor: não temos médicos para cuidar de nossas crianças - disse.

Para Pimentel, a justificativa da Medida Provisória 621 constitui "diagnóstico preciso" da falta de médicos no país - segundo as estatísticas que apresentou, o Brasil tem 1,8 médico por mil habitantes. O senador elogiou as medidas adotadas pelo governo federal desde 2003 que têm levado ao aumento do número de médicos e de postos de trabalho na rede pública de saúde, mas lamentou que ainda faltem estímulos para o preenchimento de vagas.

Pimentel espera a abertura de um amplo debate com a classe médica de modo a "construir a unidade necessária" para aprovação da MP 621.

Em apartes, os senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Humberto Costa (PT-PE) cumprimentaram Pimentel e pediram que o Senado discuta o financiamento da saúde.



16/07/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Pimentel defende debate sobre projeto de nação para o Brasil

José Pimentel elogia programa Brasil Sem Miséria

José Alencar deixa um legado de compromisso com o Brasil, diz Fernando Pimentel

José Pimentel: é chegada a hora de o Brasil reduzir a taxa de juros

Número de médicos no Brasil cresce 21,3% em uma década

José Pimentel diz que Plano Brasil Maior é fruto de 'grande entendimento nacional'