José Serra e ministro Paulo Renato poderão ser ouvidos sobre privatizações na CFC



O ministro da Educação, Paulo Renato Souza, poderá ser convocado para prestar esclarecimento perante a Comissão de Fiscalização e Controle (CFC) sobre denúncia de suposto pagamento de propinas no processo de privatização da companhia Vale do Rio Doce, conforme requerimento da senadora Heloísa Helena (PT-AL) que será examinado pela comissão em reunião marcada para quarta-feira (26).

A CFC também analisará outro requerimento da senadora, convidando o empresário Gregório Marin Preciado e o senador José Serra (PSDB-SP) a comparecerem à comissão para esclarecer fatos relacionados a denúncias divulgadas pelo jornal Folha de S.Paulo relativas à privatização de três estatais estaduais. Conforme a reportagem, o empresário teria obtido R$ 2 bilhões do Fundo de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ) para participar dos leilões de privatização daquelas empresas públicas.

Já o senador Romero Jucá (PSDB-RR) solicitou que sejam convidados o deputado Aloizio Mercadante (PT-SP) e dois ex-diretores da Previ, Humberto Diniz e Antonio Nogueirol. O senador quer que eles esclareçam a participação do deputado na privatização da companhia Vale do Rio Doce e apresentou requerimento baseado em reportagens publicadas pelo jornal O Globo, segundo as quais o deputado esteve por duas vezes com os diretores da Previ, objetivando influir na composição do consórcio a ser formado para ingressar no leilão de privatização da Companhia Vale do Rio Doce. O requerimento de Jucá também consta da pauta dos trabalhos da CFC programados para quarta.

Outro requerimento a ser examinado é do senador Moreira Mendes (PFL-RO), solicitando que o diretor do Departamento de Pesca e Aqüicultura do Ministério da Agricultura e Abastecimento, Gabriel Calzavara de Araújo, preste depoimento sobre denúncias publicadas na imprensa relativas a irregularidades em projetos de pesca no Nordeste.

Completam a pauta da CFC outros cinco itens sobre auditorias e inspeções realizadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).



21/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE ouvirá ministro Paulo Renato sobre o Plano Nacional de Educação

Ministros poderão ser ouvidos sobre espionagem do Exército no MST

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO OUVE MINISTRO PAULO RENATO NO DIA 8

Governo lamenta a morte do ex-ministro Paulo Renato Souza

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO REALIZA.AUDIÊNCIA COM O MINISTRO PAULO RENATO

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO REALIZA.AUDIÊNCIA COM O MINISTRO PAULO RENATO