Jovens da Fundação CASA Brás aprendem com o exemplo de Gandhi
Além dos adolescente, a palestra teve a presença de 22 funcionários da unidade
Trinta e cinco adolescentes da unidade Juquiá, no Brás (Capital), tiveram a oportunidade de conhecer o conceito de “não-violência”, uma das máximas do pensador e líder Mahatma Gandhi (1869-1948), que conseguiu levar a Índia à independência a partir do uso do conceito de “não-violência”.
A história de Gandhi e o caminho da paz foram os temas de uma palestrar ministrada na última quinta-feira pelo dentista Luís Henrique Góes, membro da Associação Palas Athena.
Na palestra, que além dos adolescente teve a presença de 22 funcionários da unidade, Góes usou trechos do filme Gandhi, de 1982.
“Não precisamos ter tudo para sermos felizes, mas valorizar o pouco que temos e lutar por um ideal de vida que realmente acreditamos, onde todos têm capacidade de mudança e fazer sua própria história”, disse o palestrante.
Gandhi fez isso em sua vida. Para mudar o quadro na Índia, que no início do século 20 ainda era colônia britânica, ele pregou o uso da não-violência e da desobediência civil como forma de protesto. Em 1947, pouco antes de ser assassinado por um radical hindu, em 30 de janeiro de 1948.
Para a diretora da unidade, Marilda de Oliveira, o exemplo de Gandhi e a palestra contribuíram para "aprimorar a convivência humana que ocorre na Unidade, através da aproximação das culturas e articulação dos saberes, contribuindo na pratica harmoniosa dos relacionamentos".
A participação dos jovens, durante o evento, foi ótima. “Eles questionaram bastante as idéias trazidas pelo palestrante e no final conseguiram dar devolutiva positiva, conseguindo traçar um paralelo em relação as suas próprias realidades.
Da Fundação CASA
(M.C.)
10/24/2008
Artigos Relacionados
Jovens da CASA do Brás vão à Estação Ciência
Adolescentes da Fundação CASA do Brás vão ao teatro
Internos da Fundação Casa Brás vão ao Teatro Bibi Ferreira
Adolescentes Fundação CASA Brás visitam Museu dos Transportes
Fundação Casa pretende desativar Complexo do Brás em 2008
Jovens da Fundação Casa dão show na Bienal