Jovens estudantes aprendem a participar de processo legislativo e fiscalizar gastos públicos
O Senado abre nesta terça-feira (17), às 15h, mais um espaço para interagir com os jovens. Ao lado de projetos como o Jovem Senador, em que o primeiro selecionado no concurso de redação em escolas estaduais representa por três dias o seu estado, em Brasília, aprendendo o que faz um parlamentar e a importância da sua atividade, a nova iniciativa vai mostrar a alunos de oitava série do ensino fundamental como a população pode participar do processo legislativo e ajudar no acompanhamento e fiscalização dos gastos públicos.
Serão oito encontros, organizados pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), atingindo no total 240 alunos.O primeiro, nesta terça, deverá ser aberto pela senadora Ana Rita (PT-ES). A turma inicial de 30 alunos do Colégio Marista, localizado na capital federal, será acompanhada por dois professores.
No encontro, além de conhecer o funcionamento da CDH e o processo de legislação participativa, os alunos serão apresentados ao projeto Orçamento Fácil, um conteúdo multimídia de caráter pedagógico, disponível na página do Senado ( www.senado.leg.br/orcamentofacil), que mostra de uma maneira simples como são elaboradas e executadas as principais leis orçamentárias do país.
Os alunos também irão conhecer o orçamento temático que trata das ações federais voltadas para as crianças e os adolescentes (http://www12.senado.gov.br/orcamento/tematicocrianca), desenvolvido pela Consultoria de Orçamento do Senado em parceria com o Instituto Estudos Sócio Econômicos (Inesc), que atua nessa área.
A reunião da CDH com os estudantes acontece no Plenário 9, da Ala Senador Alexandre Costa.
17/09/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cartilha ajuda população a entender o Orçamento e a fiscalizar os gastos públicos
Como participar diretamente do processo legislativo
Senado investe em canais para cidadão manifestar opinião e participar do processo legislativo
Estudantes aprendem a se alimentar bem
Jovens da Fundação CASA Brás aprendem com o exemplo de Gandhi
Febem: Jovens da unidade de Marília aprendem sobre Meio Ambiente