Jucá alerta para risco de falta de recursos do Bird para combate à Aids em 2002



O senador Romero Jucá (PSDB-RR) manifestou-se preocupado com a possibilidade de o Banco Mundial (Bird) não conceder um terceiro empréstimo ao Brasil para o prosseguimento do programa de controle da Aids em 2002, já que a África vem se tornando o centro das preocupações do Banco quanto ao controle da doença.

Jucá citou publicação da monografia "As estratégias do Banco Mundial e a resposta à Aids no Brasil", em que a Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia) levanta questões sobre as chances de o governo brasileiro manter, sem os recursos do Bird, o programa de controle da Aids executado pelo Brasil e elogiado internacionalmente.

- Essa preocupação deve também ser a de todos os brasileiros conscientes, ligados ou não aos setores da saúde pública, e dos membros deste Parlamento - ressaltou.

O senador informou que o Bird financiou durante a década de 90 dois grandes projetos brasileiros de combate à Aids, apesar de a instituição não concordar com a diretriz brasileira de universalizar o acesso gratuito à medicação anti-retroviral, sob a alegação de que se trataria de uma política cara e equivocada, pois desviaria recursos da prevenção, beneficiando poucos em detrimento de muitos.

Na avaliação de Jucá, o sucesso da ação governamental brasileira no controle da Aids, manifestado principalmente na queda acentuada da mortalidade entre os infectados pelo vírus HIV, indica que a política do Ministério da Saúde é acertada. O programa brasileiro de combate à doença, informou o senador, vem sendo tomado como modelo por muitos países em desenvolvimento, a partir de recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

12/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valmir Amaral alerta para risco de falta de água

ROMERO JUCÁ ALERTA PARA RISCO DE CONFLITO EM RORAIMA

CAE aprova recursos para combate à AIDS

ALCÂNTARA QUER RECURSOS NECESSÁRIOS PARA COMBATE À AIDS

José Jorge desmente declarações de Lula sobre "apagão" de 2001 e alerta para novo risco de falta de energia

VICE-DIRETOR DA PF ALERTA PARA FALTA DE RECURSOS