VICE-DIRETOR DA PF ALERTA PARA FALTA DE RECURSOS



A repressão às armas ilegais no Brasil exige meios e material, alertou nesta quinta-feira (dia 13) o vice-diretor da Polícia Federal (PF), delegado Wantuir Jacy, na reunião conjunta das Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Relações Exteriores (CRE). Wantuir disse que existem vários projetos de reequipamento da PF tramitando há 10 anos. Ele explicou aos senadores que atualmente o controle de armas é feito pelo Sistema Nacional de Armas (Sinarma), no qual as armas legalizadas, nacionais e importadas, são cadastradas. Este controle não atinge todo o país, já que 15 estados ainda não se integraram ao sistema. O delegado também explicou que a Polícia Federal desenvolveu um banco de dados informatizado que acompanha as armas de fogo no Brasil desde a fabricação até o usuário final.
A partir de levantamento feito pela PF, Wantuir revelou que existem 1,8 milhão de armas cadastradas no Sinarma, sendo que 420 mil delas estão em 1,5 mil empresas particulares de vigilância. Em 1999, segundo Wantuir, foram furtadas 12.886, das quais apenas 190 foram recuperadas; 42.550 armas foram cadastradas e 1.030 foram extraviadas ou perdidas. O vice-diretor disse que o Sistema tem méritos, mas não atende à necessidade de controle de armas no Brasil e que a proibição de venda e posse, com algumas exceções, seria importante. As exceções seriam as forças armadas, as polícias, esportistas, caçadores e habitantes de áreas rurais.

13/01/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


BENEDITA ALERTA PARA FALTA DE RECURSOS NA ÁREA DA SAÚDE

Zambiasi lembra visita à Antártica e alerta para falta de recursos

Jucá alerta para risco de falta de recursos do Bird para combate à Aids em 2002

Só falta eleger presidente e vice para CPI começar a funcionar

De acordo com o diretor-geral e o diretor de Recursos Humanos, Demóstenes não pediu nomeação de servidora em ato secreto

Diretor do Dnit reconhece falta de estrutura para fiscalizar obras