Valmir Amaral alerta para risco de falta de água
- Não bastassem os transtornos causados pelo racionamento de luz e pela permanente ameaça de suspensão do seu fornecimento, convivemos também com a real possibilidade de que venha a faltar água, inclusive para uso domiciliar - disse o parlamentar.
Ele observou que nas grandes cidades que convivem com o risco de corte de abastecimento, como Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e a totalidade das capitais nordestinas, essa situação promete tornar-se insustentável, em um futuro próximo. Segundo ele, com a crônica falta de chuvas na região Nordeste, as barragens vêm operando com 20% de sua capacidade.
O senador sugeriu o estudo de alternativas como o projeto Casa Zero, da Alemanha, que consiste na construção de um tipo de residência em que a água usada nas pias e nos tanques é reutilizável para finalidades sanitárias. O projeto prevê também o consumo de água que acaso exista no subsolo da residência e da obtida com as chuvas, mediante canalização.
Valmir Amaral afirmou ainda ser preciso promover programas de conscientização da população para os riscos de escassez da água e da necessidade de economizá-la. Apenas no Brasil, a taxa de desperdício está em torno de 40%, informou o senador, acrescentando que o Distrito Federal pode passar por um rigoroso racionamento dentro de 15 anos, caso não sejam tomadas providências imediatas.
- Essas referências devem servir para mobilização dos defensores das riquezas naturais do país e para a reflexão de que, na verdade, a água é um recurso natural cada vez mais escasso e de maior importância para a humanidade - pontuou o senador.
03/12/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Valmir Amaral alerta para vinculação entre pobreza e hábito de fumar
Valmir Amaral sugere tornar crime a distribuição clandestina de água
Crise energética pode durar anos, alerta Valmir Amaral
Garibaldi alerta para risco da desertificação e defende a democratização do acesso à água
Jucá alerta para risco de falta de recursos do Bird para combate à Aids em 2002
Jorge Viana destaca passagem do Dia Mundial da Água com alerta para risco de escassez