Jucá anuncia acordo para adiar instalação da CPI das ONGs



O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR) informou que em reunião realizada na segunda-feira (11), da qual participou junto com os líderes do PMDB, do PT e do PSDB, além do senador Heráclito Fortes (PFL-PI), foi fechado um acordo para que a comissão parlamentar de inquérito que investigará irregularidades no repasse de recursos públicos para organizações não-governamentais (ONGs) somente seja instalada no próximo ano.

VEJA MAIS

Segundo Romero Jucá, a CPI deverá ser instalada logo no início da próxima legislatura. Ele registrou que os líderes Arthur Virgílio (PSDB-AM), Ideli Salvatti (PT-SC) e Ney Suassuna (PMDB-PB), além do senador Heráclito Fortes, autor da proposta da criação da comissão parlamentar de inquérito, entenderam que não haveria tempo hábil para que os trabalhos fossem realizados até o final deste ano.

- Essa CPI é muito importante, por isso precisa ser bem trabalhada no sentido de criar uma nova legislação para a transferência de recursos públicos e a fiscalização das ONGs que atuam no Brasil. Vamos investigar todas as questões e propor as mudanças necessárias, dentro do espírito de colaboração e parceria entre os integrantes das bases do governo e da oposição - afirmou Romero Jucá.

Falando em seu próprio nome, o líder do PFL, senador José Agripino (RN) considerou a proposta de Jucá "razoável e factível, do ponto de vista pragmático". Já Heráclito Fortes reafirmou sua anuência ao adiamento da instalação da CPI e ressaltou que a oposição não deseja criar confronto com o governo, mas investigar as denúncias e propor uma nova legislação para o setor. Por sua vez, Ney Suassuna declarou que o líder do PMDB no Senado que o suceder honrará o acordo firmado.



12/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito diz que aceita adiar instalação da CPI das ONGs

Jucá confirma acordo com governo para adiar propostas de regulamentação do trabalho doméstico

Ideli diz que acordo sobre instalação da CPI das ONGs ainda não está fechado

Jucá anuncia apoio à instalação de CPI mista para investigar cartões

Ideli diz que acordo sobre instalação da CPI das ONGs ainda está sendo construído

Jucá apóia maior controle de repasses para ONGs e anuncia criação da nota fiscal eletrônica