Jucá aplaude criação de plano de desenvolvimento para a Amazônia



O senador Romero Jucá (PSDB-RR) aplaudiu a decisão do Ministério do Meio Ambiente de criar o Plano de Manejo de Uso Múltiplo para as Reservas Extrativistas da Amazônia, envolvendo gestão da reserva, potencialidade econômica e geração de renda. Segundo o senador, a decisão representa um passo importante para o desenvolvimento sustentado da região Amazônica, de acordo com o interesse nacional, "considerando as necessidades da população local e a preservação do meio ambiente".

Jucá observou que sempre defendeu projeto semelhante ao apresentado pelo governo. A seu ver, a execução de políticas de uso sustentável dos recursos naturais na Amazônia, com a participação das comunidades, é a melhor maneira de desenvolver e preservar as riquezas sem agredir o meio ambiente.

O senador acha que a ocupação socioeconômica da Amazônia, com a prática racional do extrativismo, não apenas é condizente com a realidade ambiental e florestal, como também permitirá a realização de pesquisas e de novas experiências, levando em conta peculiaridades regionais e o interesse nacional.

- Os extrativistas representam um segmento especializado de trabalhadores rurais que necessitam apenas de apoio das autoridades para terem seus direitos respeitados, obterem a regularização fundiária de suas posses e poderem trabalhar, gerar riquezas e preservar a floresta - observou Jucá.

20/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


JUCÁ APLAUDE PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE

Jucá pede plano de desenvolvimento sustentável para a Amazônia

Suplicy aplaude Plano de Desenvolvimento da Educação

Jucá aplaude inovações das agências regionais de desenvolvimento

Mozarildo quer plano de desenvolvimento para Amazônia

Tebet defende plano nacional de desenvolvimento para a Amazônia