Tebet defende plano nacional de desenvolvimento para a Amazônia



O presidente do Senado, Ramez Tebet, defendeu nesta terça-feira (19), durante sessão especial em homenagem aos 35 anos da Zona Franca de Manaus, a necessidade "imperiosa de construir rapidamente" um projeto nacional para o desenvolvimento auto-sustentável da Amazônia. Para o presidente do Senado, é preciso defender os verdadeiros interesses da Amazônia, garantindo a soberania nacional sobre a região e promovendo seu desenvolvimento e melhores condições de vida para seus habitantes, o que redundaria em "uma pátria menos desigual, mais justa e humana".

Tebet lamentou que os brasileiros ainda desconheçam as potencialidades da região. Ele acredita que, em meio às comemorações dos 35 anos da Zona Franca e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), não há só motivo de festa pelo muito que foi realizado. "A ocasião também se transforma em pleito para reivindicações, não só de continuidade da Zona Franca, mas também de um plano genuinamente nacional em defesa desta região brasileira", disse.

O presidente do Senado citou dados de relatório produzido por ele em 1996, quando o Senado estava votando empréstimo de R$ 1,4 bilhão para a região: a Amazônia representa mais de 60% do território nacional, é a maior reserva mundial de água doce e de biodiversidade, comporta um terço das florestas tropicais do mundo, tem riquezas minerais e abriga 12% da população brasileira.

- Trata-se de região com enormes vazios e baixos índices de densidade populacional. A população tem condições de vida ruins, apesar do potencial da região - disse, assinalando a responsabilidade estratégica da Amazônia para o equilíbrio do clima e a biodiversidade do planeta. O senador enviou um "sincero abraço" aos habitantes da região e elogiou a atuação da bancada da Amazônia durante a homenagem à Zona Franca.



19/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


MARINA CITA REVISTA "VEJA" E DEFENDE PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA A AMAZÔNIA

Faixa de Fronteira e Amazônia podem ganhar plano nacional de desenvolvimento

Mozarildo quer plano de desenvolvimento para Amazônia

Jucá aplaude criação de plano de desenvolvimento para a Amazônia

Jucá pede plano de desenvolvimento sustentável para a Amazônia

TEBET PEDE PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA