Jucá aplaude inovações das agências regionais de desenvolvimento



O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PSDB-RR), aplaudiu aspectos inovadores da medida provisória (MP) que cria as Agências de Desenvolvimento da Amazônia (Ada) e do Nordeste (Adene), as quais tomarão o lugar da Sudam e Sudene, extintas pelo governo. Os diretores das agências serão nomeados pelo presidente da República, depois de serem aprovados pelo Senado, o que, observou o senador, dará aos parlamentares a oportunidade de discutir as escolhas, o que não acontecia com as superintendências.

Jucá afirmou, ainda, que a Ada e Adene auditarão, obrigatoriamente, a aplicação dos recursos dos fundos de desenvolvimento destinados à realização de investimentos regionais, também criados pela MP. As agências realizarão pesquisas para identificar potencialidades, vulnerabilidades socioeconômicas e ambientais para propor estratégias e ações compatíveis com o espaço regional, destacou.

O senador por Roraima observou que a MP dá competência às agências para fortalecer as estruturas produtivas da região, mediante a mobilização de seu potencial, bem como para promover a cooperação técnica, tecnológica e financeira com organismos nacionais e internacionais, desde que voltada à integração e ao desenvolvimento regionais.

A medida provisória, acrescentou Jucá, delega ao Ministério de Integração Nacional a apuração de responsabilidades e demais providências relativas à prestação de contas decorrentes dos convênios ou instrumentos similares firmados pela Sudam e Sudene.

- O governo não quer empurrar lixo para debaixo do tapete. Ao contrário, tem todo o interesse em identificar e punir quaisquer irregularidades que tenham ocorrido - afirmou.

14/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


JUCÁ APLAUDE PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE

Jucá aplaude criação de plano de desenvolvimento para a Amazônia

Carlos Bezerra diz que novas agências regionais não vão funcionar

CAE aprova presidentes da CVM, do Cade e das novas agências regionais

Suassuna saúda indicações para agências regionais

César Borges aplaude recriação da Sudene e pede investimentos para diminuir desigualdades regionais