Jucá chama a atenção do governo para a exportação da soja



Ao citar o Anuário Brasileiro de Soja - publicação sobre a produção de soja no país -, o senador Romero Jucá (PSDB-RR) disse que a força da soja na economia nacional demonstra a capacidade agrícola e a competência dos técnicos e dos cientistas agrônomos brasileiros. A soja é a principal cultura brasileira de exportação, explicou o senador, e teve faturamento correspondente a 10% do PIB agrícola e 1% do PIB nacional na última safra. Para ampliar a exportação do produto, Jucá disse ser necessário que a diplomacia brasileira derrube as barreiras tarifárias e não-tarifárias com as quais os países desenvolvidos se protegem das importações agrícolas.

O senador informou que os estados do Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso do Sul são, nesta ordem, os maiores produtores de soja no país. Segundo dados do Anuário, a cultura da soja emprega cerca de 900 mil pessoas diretamente e 5 milhões de forma indireta.

Jucá atribuiu à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), grande parte do sucesso do plantio da soja e da agricultura brasileira. Ele citou o artigo "Brasil Exporta Tecnologia para Americanos", do Anuário , sobre a assistência técnica prestada pela Embrapa a plantadores de soja do estado norte-americano de Dakota do Norte.

O senador citou ainda dados trazidos pelo Anuário que dimensionam a importância histórica da produção da soja para o desenvolvimento nacional, especialmente nas décadas de 40 e 50, quando a evolução daquela cultura trouxe o aparecimento de inúmeras cidades, vias de transporte ao longo dos campos cultivados e a expansão dos serviços em geral.

07/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Porto de Rio Grande começa a monitorar soja para exportação

Pesquisador chama atenção para a proteção a macacos

Campanha chama atenção para crianças que esperam um lar

Cristovam chama a atenção para "cegueira educacional"

Patrocínio chama a atenção para acidentes de trabalho

SENADOR CHAMA A ATENÇÃO PARA "MORTE ANUNCIADA"