Relatório classifica sistema de ensino superior brasileiro como relativamente bom



O sistema de ensino superior brasileiro foi classificado como relativamente bom, de acordo com o Relatório de Competitividade Global 2010-2011 divulgado nesta quinta-feira (9). No ranking de competitividade mundial, o País caiu duas posições em relação a 2009 e passou para a 58ª posição. O estudo foi elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, em parceria com o Movimento Brasil Competitivo (MBC) e a Fundação Dom Cabral.

O ranking indicou ainda que o tamanho do mercado do Brasil ficou em 10º lugar, a sofisticação empresarial em 31º e a inovação em 42º. O País aparece na pesquisa como o 50º setor financeiro mais desenvolvido e sofisticado da América Latina e como o 62º em infraestrutura razoável para os padrões regionais. Também aparecem no relatório as taxas de poupanças baixas que ficam em 101º lugar, o spread bancário elevado (136º colocação), alto grau de endividamento público (84º posição).
 

Para o diretor-presidente do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Erik Camarano, o levantamento indica também que o desempenho do País no ensino primário ainda é baixo e que precisa de investimentos. Segundo Camarano, o levantamento mostra que a melhoria consistente da economia brasileira continua do ponto de vista da competitividade, o que indica que a tendência de mudança está na direção correta, mesmo com a perda de dois pontos ante a avaliação anterior.


De acordo com o levantamento, a Suíça é o país mais competitivo do mundo e os EUA caíram duas posições e passaram para o quarto lugar. A Suécia ficou em segunda colocação e Singapura em terceira. A China, em 27°, lidera o grupo de economias em desenvolvimento. O Japão ficou em sexto lugar e Hong Kong em 11°.

 

Fonte:
Agência Brasil

 



09/09/2010 18:27


Artigos Relacionados


Simon classifica Tancredo Neves como mártir brasileiro

Jucá classifica como blefe acusações contra programa nuclear brasileiro

Marisa Serrano classifica prisões brasileiras como masmorras e prega reforma do sistema penitenciário

Demóstenes lamenta crise no ensino superior brasileiro

ONG mapeia instituições de ensino superior com sistema de cotas

Sistema seleciona novos alunos para instituições públicas de Ensino Superior