JUCÁ CONDENA TRATAMENTO POLICIAL DADO A GARIMPEIROS



O senador Romero Jucá (PFL-RR) condenou hoje (dia 14) o "tratamento desumano" a que estão sujeitos os garimpeiros retirados, pela Funai e pela Polícia Federal, da área reservada aos índios Ianomâmi. E criticou o fato de a Câmara dos Deputados demorar na votação de projeto de sua autoria que prevê um desenvolvimento sustentado para aquela região com "uma solução inteligente" para o problema da invasão de terras indígenas para a mineração.

- Meu protesto é, primeiro, contra o tratamento dado aos garimpeiros; segundo, contra a ausência de um modelo de desenvolvimento que evite a invasão de áreas indígenas; e, terceiro, contra a lentidão da Câmara dos Deputados, que posterga uma decisão que poderia encerrar esse tipo de conflito - esclareceu.

Romero Jucá explicou que seu projeto é articulado, tem o apoio do governo e a assinatura dos líderes partidários para ser votado imediatiamente. Ele pediu ao presidente da Câmara e às lideranças do governo naquela Casa que apressem essa votação, visto que a iniciativa, em sua opinião, é de fundamental importância para consolidar uma política indigenista. "O projeto depende apenas da aprovação da Câmara para que o presidente da República o sancione", lembrou.

Ele lamentou que a recente operação de retirada de garimpeiros da área Ianomâmi tenha repetido "maus-tratos indignos" contra muitos homens que se entregaram à polícia voluntariamente. "Eles invadem área indígena, descumprindo a legislação, mas nem por isso merecem ser maltratados. E tudo isso é falta de um modelo auto-sustentado para a região", disse.



14/11/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pavan condena reajuste dado ao salário mínimo

Virgílio repudia tratamento dado aos amazonenses

CRA analisa tratamento que deve ser dado à invasão de terras

SIMON DIZ QUE ESTÁ PREOCUPADO COM TRATAMENTO QUE VEM SENDO DADO A ACM

Simon critica governo por tratamento dado à Varig

Alvaro protesta contra tratamento dado a universidades estaduais