JUCÁ CONTESTA VERSÃO SOBRE INCÊNDIOS DE RORAIMA



O senador Romero Jucá (PFL-RR)contestou hoje (dia 15) a versãode que os incêndios em Roraima foram causados por agricultores que colocaram fogo em suas propriedades para não pagar os financiamentos do Fundo Constitucional do Norte (FNO) e do Procera, "A Polícia Federal, que anunciou ter encontrado vestígios de incêndio provocado, se esquece que o modelo de agricultura do estado é esse, em que o fogo funciona, infelizmente, como o trator de preparo da terra para plantio", acrescentou.

Na opinião de Jucá, as lições da tragédia são a de que é preciso mudar a política de assentamento e produção agrícola na Amazônia e preparar o país para ter tecnologia e conhecimento capazes de garantir um combate efetivo a incêndios na floresta amazônica.

- Tentar colocar a versão da Polícia Federal na imprensa é uma agressão aos agricultores de Roraima - reiterou.

O senador sugeriu que o ministro da Justiça, Renan Calheiros, investigue o por quê dos incêndios, o destino dado aos recursos do governo federal enviados a Roraima e as responsabilidades do governo estadual. Avisado da possibilidade de incêndios, este não teria, segundo Romero Jucá, alertado os agricultores para a contingência de que, neste ano, as condições não foram as mesmas dos outros anos por força do fenônemo El Niño.

No âmbito do Congresso, o senador anunciou a formulação de pedido de criação de uma comissão especial de acompanhamento das providências relativas aos incêndios em Roraima.

Romero Jucá também manifestou sua discordância em relação ao tratamento de prisioneiros políticos concedido aos seqüestradores do empresário Abílio Diniz. A seu ver, eles são criminosos comuns e a sua libertação "é uma mácula na luta de milhares de pessoas, em todo o mundo, que morreram ou ainda estão presas por combaterem ditaduras".

O senador registrou, ainda, um aplauso ao presidente da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, deputado Sérgio Cabral Filho, por sua luta contra os altos salários de uma parte dos funcionários da instituição.



15/04/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Requião contesta versão de Iris sobre seu recurso ao TSE

ERNANDES AMORIN CONTESTA VERSÃO DA IMPRENSA SOBRE MP QUE ALTERA O CÓDIGO FLORESTAL

Marina Silva denuncia morte de fiscal do Ibama e contesta versão da polícia para o crime

Ibama treina indígenas para combater incêndios florestais em Roraima

Augusto Botelho alerta que incêndios podem provocar nova catástrofe em Roraima

Augusto Botelho pede ajuda do governo para combate a incêndios em Roraima