Jucá: críticas de dom Mauro Morelli ao governo "são preocupantes"
O senador Romero Jucá (PSDB-RR) afirmou em discurso nesta segunda-feira (17) que -são preocupantes- as críticas que o bispo católico de Duque de Caxias (RJ) e membro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), dom Mauro Morelli, fez ao Programa Fome Zero e ao próprio governo no sábado (15), em artigo no jornal Folha de S. Paulo.
Ele leu trechos do artigo, onde o bispo diz que o governo não deveria ter criado um Ministério da Segurança Alimentar e fala da -burocracia que amargura a vida- dos governantes. Dom Mauro sustenta ainda que -rixas e disputas de poder solapam projetos e fazem ruir as esperanças do povo- e que o governo Luiz Inácio Lula da Silva -é ciumento e fechado sobre si mesmo-.
Romero Jucá leu ainda manchetes de jornais do final de semana mostrando as dificuldades do Fome Zero, entre elas a de O Estado de S.Paulo, sob o título -Lula esconde Graziano para reverter desgaste-. O senador, vice-líder do PSDB, pediu ainda ao governo que esclareça duas notas publicadas na coluna -Painel-, da Folha de S. Paulo , onde há afirmação de que chegará ao Brasil nesta semana -uma equipe de nutricionistas e técnicos enviados pelo governo dos Estados Unidos para ajudar a formatar o Fome Zero-. As notas acrescentam que -o pedido de socorro- foi feito pelo Palácio do Planalto.
O anúncio do governo de que será veiculada uma campanha de propaganda do Fome Zero também foi criticado por Romero Jucá. Para ele, antes da propaganda, o governo deveria resolver os problemas do programa. Dizendo que não vê -apenas os erros- do governo, Jucá elogiou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que viajou para Roraima para ver como está sendo feito o combate aos focos de incêndio nas florestas daquele estado.
17/03/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
DOM MAURO MORELLI DEFENDE AVALIAÇÃO DAS MEDIDAS ECONÔMICAS DO GOVERNO
ACM ASSEGURA QUE CONGRESSO NÃO DECEPCIONARÁ DOM MAURO MORELLI
Dom Mauro Morelli visita Sarney e pede sistema nacional de segurança alimentar
Jucá diz que críticas de ACM ao sistema elétrico não procedem
Jucá diz estar aberto a críticas e modificações ao projeto de minirreforma eleitoral
Dom Morelli visita Assembléia