JUCÁ DEFENDE AMPLIAÇÃO DO PRAZO PARA ADEQUAÇÃO DE DESPESAS COM PESSOAL



O senador Romero Jucá (PFL-RR) pediu que as comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) acelerem a tramitação de projeto de lei de sua autoria que amplia o prazo concedido a estados e municípios para adequar suas despesas com pessoal a, no máximo, 60% do total de receitas.

Pela legislação em vigor,prefeitos e governadores têm prazo até dezembro deste ano para realizar os cortes e ajustes necessários à adequação de seus gastos com pessoal. De acordo com Jucá, por causa do período eleitoral, a legislação proíbe a demissão de funcionários públicos:

- Participamos de uma reunião com o ex-ministro e com a atual ministra de Administração e Reforma do Estado, respectivamente Bresser Pereira e Cláudia Costin, quando discutimos um projeto que, além de regulamentar a Lei Complementar nº 82, também prevê a ampliação em mais um ano do prazo para que prefeituras e estados se ajustem ao limite de 60% da receita para gastos com pessoal - revelou Jucá.

Na opinião do senador, é fundamental que o projeto seja aprovado tanto no Senado quanto na Câmara dos Deputados até o final do ano:

- Se isso não ocorrer, os governadores e prefeitos que não adequarem suas despesas com pessoal até o final deste ano poderão, a partir de janeiro, deixar de firmar convênios e receber transferências federais - explicou.

PRÊMIO

Jucá também falou sobre a entrega, no último dia 22, no Rio de Janeiro, do IV Prêmio Nacional de Seguridade Social, patrocinado pelo Instituto Cultural de Seguridade Social. O senador foi um dos homenageados, junto com os governadores Tasso Jereissati (Ceará) e Jaime Lerner (Paraná), o deputado Luiz Gushiken (representando a Câmara dos Deputados), os empresários Antônio Ermírio de Morais e Eduardo Eugênio Gouveia Vieira, o ex-governador da Bahia Paulo Souto e a primeira dama Ruth Cardoso.

Falando na solenidade em nome dos homenageados, Jucá disse que considerava sua indicação para receber o prêmio um reconhecimento das entidades patrocinadoras do evento e também da sociedade brasileira ao trabalho que o Senado vem desenvolvendo:

- Esta homenagem para um senador de Roraima, um estado dos mais pobres da Federação, é para mim uma honra redobrada - comentou.



12/06/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Romero Jucá quer ampliação de prazo para apresentação de emendas ao Orçamento

Romero Jucá elogia corte de juros e ampliação de prazo para financiamentos habitacionais

LRF não tem sido eficaz para conter expansão de despesas de pessoal, diz representante de TCU

Iris de Araújo defende ampliação do prazo para que estados e municípios regularizem suas contas

Antaq prorroga prazo para adequação de instalações portuárias

Anvisa prorroga prazo para adequação a Farmacopéia Brasileira