Jucá defende atuação do BNDES



Ao destacar a importância do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a economia brasileira, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) rebateu como injustas as críticas segundo as quais a instituição erra ao conceder financiamentos de longo prazo. Ele acrescentou que o BNDES atua em consonância com o capital privado, buscando complementá-lo e fortalecê-lo, e não expulsá-lo do mercado.

- O crédito no Brasil é escasso, caro e concentrado nas operações de curto prazo, visto que o setor financeiro privado direciona seus recursos ao financiamento do capital de giro das empresas e da dívida pública - afirmou. É esse desequilíbrio macroeconômico, na opinião do senador, que leva o país a não ter um mercado privado de financiamento de longo prazo.

Jucá elogiou os 50 anos de atuação do BNDES e enfatizou que o banco tem papel fundamental na correção das falhas do mercado. Além de financiamentos a longo prazo, o banco garante investimentos de micro, pequenas e médias empresas, atividades que, de acordo com o senador, não são atrativas para os bancos privados, por causa do alto risco e do longo prazo de maturação.

- É preciso fortalecer o BNDES e ampliar suas atividades, bem como combater com vigor qualquer tentativa de enfraquecê-lo. Assim, estaremos garantindo a geração de empregos e a melhoria dos indicadores sociais - concluiu.



06/12/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá considera surpreendente a atuação do BNDES em 2000

Mercadante defende atuação de Carlos Lessa à frente do BNDES

Valdir Raupp elogia atuação do BNDES

Economistas devem avaliar atuação do BNDES

COUTINHO JORGE DIZ-SE ESPERANÇOSO COM ATUAÇÃO REGIONAL DO BNDES

Lobão registra atuação do BNDES na implantação de usina no Maranhão