Cerimônia de integração da Venezuela ao Mercosul acontece nesta terça (31)
Após seis anos de tramitação, a Venezuela será incorporada ao Mercosul em solenidade marcada para a próxima terça-feira (31), em Brasília. Há um mês, em Mendoza (Argentina), os presidentes do Brasil, da Argentina e do Uruguai aprovaram a adesão da Venezuela como membro pleno do Mercosul e a suspensão temporária do Paraguai do bloco.
O evento está programado para começar às 9h45. A presidenta Dilma Rousseff aguardará no Palácio Planalto a chegada da presidenta Cristina Kirchner (Argentina) e dos presidentes José Pepe Mujica (do Uruguai) e Hugo Chávez (da Venezuela). Em seguida, haverá a foto oficial com os quatro presidentes. Depois, ocorre a reunião dos chefes de Estado.
Suspensão do Paraguai
A suspensão do Paraguai foi definida pelos presidentes por considerarem que o processo de destituição do poder do então presidente Fernando Lugo, em 22 de junho passado, não seguiu os preceitos democráticos.
O Congresso do Paraguai ainda não havia aprovado o ingresso dos venezuelanos no bloco, mas os parlamentos dos demais países aprovaram a incorporação. O assunto motivou debates em todos os países.
Seu objetivo, formalizado no Tratado de Assunção, é promover a integração dos quatro Estados-Partes por meio da livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos. Visa também ampliar as trocas comerciais entre os países do Mercosul e com países situados fora da zona de livre comércio.
Leia mais:
Prêmio Mercosul tem inscrições prorrogadas até 13 de agosto
Brasil quer intensificar comércio entre o Mercosul e a China
Fonte:
30/07/2012 17:23
Artigos Relacionados
Integração da Venezuela ao Mercosul repercute em Montevidéu
JUCÁ DEFENDE INTEGRAÇÃO DA VENEZUELA AO MERCOSUL
Celso Amorim vê Venezuela no Mercosul como impulso à integração sul-americana
Decisão sobre entrada da Venezuela no Mercosul fica para terça-feira
Decisão sobre entrada da Venezuela no Mercosul é adiada para terça-feira
CRE deve votar nesta quinta adesão da Venezuela ao Mercosul