Jucá diz que Brasil deve incrementar o ecoturismo



Poucos países do mundo se equiparam ao Brasil em termos de atração turística, de acordo com o senador Romero Jucá (PSDB-RR). O país, observou, tem condições muito favoráveis para competir na fatia do chamado mercado do ecoturismo, que apresenta uma taxa anual de crescimento no mundo de 30%, configurando-se como o segmento da área de turismo que mais tem crescido nos últimos anos. São aproximadamente 50 milhões de pessoas que praticam o turismo ecológico, o que, por sua vez, abarca 10% do turismo mundial, informou.

No caso do Brasil, ele contou que essa fatia de mercado vem atraindo pessoas de todo o mundo e de todas as faixas etárias, pois o país é reconhecido como uma das maiores reservas de biodiversidade do planeta, rico em termos de praias, ilhas, serras, cachoeiras, florestas, reservas ecológicas e montanhas.

O impulso do turismo ecológico também pode ser percebido, observou o senador, pelo fato de o Brasil já contar com cerca de cinco mil empresas e instituições dedicadas ao ecoturismo, com a geração de mais de 30 mil empregos no setor.

Jucá citou também o Projeto de Desenvolvimento de Ecoturismo no Brasil que se apresenta como um diagnóstico de 96 pólos identificados em que já se pratica o ecoturismo, com o inventário das características locais, das potencialidades e ainda da análise de infra-estrutura de apoio que o turista irá encontrar. A iniciativa, acrescentou o senador, conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Serviço Social do Comércio (Sesc) e ainda de empresas privadas e comunidades locais interessadas.

O senador solicitou ao governo federal que continue a apoiar o projeto e todas as outras idéias de desenvolvimento do turismo em geral e elogiou os recentes projetos voltados para o desenvolvimento do ecoturismo que vêm sendo estimulados pelo Instituto Brasileiro de Turismo e outras entidades.



02/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Participação do ecoturismo deve aumentar até 2014

Jucá diz que o Brasil não deve pressionar-se com crise mundial

JUCÁ: BRASIL DEVE REPUDIAR COM FIRMEZA PRESSÕES EXTERNAS

Embratur vai incrementar divulgação do Brasil durante grandes eventos esportivos

Presidenta viaja a Havana para incrementar relações econômicas entre Brasil e Cuba

Adelmir Santana: potencial do ecoturismo auto-sustentável do Brasil é dos maiores do mundo