JUCÁ: BRASIL DEVE REPUDIAR COM FIRMEZA PRESSÕES EXTERNAS
Ao lembrar o episódio envolvendo o relacionamento entre o Mercosul e os Estados Unidos, o senador Romero Jucá (PFL-RR) afirmou que "o desenvolvimento dos países latino-americanos deve ser alcançado com esforço próprio". A seu ver, "a auto-realização do país precisará de firmeza para o repúdio de pressões externas, mesmo de países amigos, sempre que venham a se sobrepor ao interesse brasileiro".
Para Jucá, aquele fato demonstrou a grande diferença entre interesses brasileiros e americanos. Ele afirmou que é favorável à globalização, "mas de dentro para fora, nunca imposta de fora para dentro, pois o interesse nacional há que predominar, soberanamente".
Ele disse aque a modernização do Brasil exige a adoção de mudanças que permitam adquirir melhores condições de concorrência junto ao mercado internacional.
DESEMPREGO
Romero Jucá alertou também para a questão do agravamento do desemprego. O senador lembrou que "a questão do trabalho assume proporções maiores, uma vez que a cada ano vasto contigente de jovens se lança à busca de emprego".
Ele destacou que "não há estatísticaque oculte o sofrimento de formandos em nível superior. Além de baixíssimos padrões salariais, deparam-se com escassez de vagas, até mesmo, de profissões antes denominadas liberais".
15/09/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jucá diz que Lula reagiu com firmeza a declaração de Chávez
Oposição deve ter firmeza para enfrentar o governo, diz Sérgio Guerra
Jucá diz que Brasil deve incrementar o ecoturismo
Jucá diz que o Brasil não deve pressionar-se com crise mundial
Patriota: Brasil age com firmeza no caso dos torcedores presos na Bolívia
Osmar Dias quer mais firmeza do Brasil no comércio internacional