Jucá diz que é preciso acompanhar cálculos do IBGE para Fundo de Participação dos Estados



Após aprovação do substitutivo do relator, senador Walter Pinheiro (PT-BA), a oito projetos que tratam da definição dos critérios de partilha do Fundo de Participação dos Estados (FPE), entre os quais o PLS 192/2011, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) ressaltou a importância de os senadores acompanharem, junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se o cálculo da renda per capita seja feito corretamente.

Jucá explicou que o cálculo da renda per capita para o FPE e o FPM não está sendo feito corretamente pelo IBGE. Segundo ele, em Roraima, o cálculo é distorcido: enquanto o IBGE aponta para uma renda per capita de 14 mil reais, o Ministério do Desenvolvimento Social diz que 50% da população do estado vive com menos de meio salário mínimo.

- São dois dados de dois órgãos do setor público completamente divergentes e nós vamos acompanhar essa questão. O IBGE calcula PIB per capita e isso distorce a distribuição de receita pelos estados de menor população. É esse o drama do Amapá, de Roraima, do Tocantins, do Acre, de todos nós – disse.



10/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá pede aumento para o Fundo de Participação dos Municípios

IBGE propõe mudança do critério de repasse de verbas do Fundo de Participação dos Municípios

Senado busca acordo para Fundo de Participação dos Estados

Ricardo Ferraço apresenta proposta para Fundo de Participação dos Estados

Senado aprova novas regras para o Fundo de Participação dos Estados

Alfredo Nascimento pede acordo para o Fundo de Participação dos Estados