Jucá diz que governo concorda com votação de regulamentação da Emenda 29 e de matérias que alteram aposentadoria



O líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), disse há pouco que o governo concorda com a votação do projeto de lei do Senado (PLS 121/07) que regulamenta a emenda 29 da Constituição, definindo regras para o financiamento da Saúde. Os projetos que alteram as formas de cálculo e de reajuste das aposentadorias também devem ser colocados em votação, segundo ele. Jucá disse, entretanto, que discorda das disposições desses projetos e manifestou esperança de que a Câmara dos Deputados os modifique.

O PLS 121/07, de acordo com Jucá, cria dificuldades para o governo porque vincula receitas do Orçamento da União, diminuindo a liberdade do Executivo para definir os seus gastos e investimentos.

Sobre o projeto de lei da Câmara (PLC 42/07) que define a política de reajuste do salário mínimo, Jucá se disse contrário à emenda do senador Paulo Paim (PT-RS), que estende essa política aos benefícios dos aposentados, argumentando que isso fará com que seja necessário conceder reajustes menores ao salário mínimo, prejudicando aqueles que ganham menos. Já a respeito do PLS 296/03, que extingue o fator previdenciário, um mecanismo que reduz o valor das aposentadorias, Jucá explicou que ele existe para diminuir os gastos da previdência e evitar a aposentadoria precoce. O líder do governo explicou que extinguir esse mecanismo tornará necessário definir outro meio para equilibrar as contas da previdência.



09/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias: oposição só concorda em votar DRU após regulamentação da Emenda 29

Jucá defende regulamentação da Emenda da Saúde só em 2012

Jucá quer votar regulamentação da emenda das domésticas até 1º de maio

Regulamentação de aposentadoria especial para trabalhador em atividade insalubre aguarda votação

Adiada votação de regulamentação da Emenda 29

Atraso na votação de matérias da Comissão de Regulamentação Constitucional será tratado com Renan e Eduardo Alves