Jucá diz que sociedade ajudou o governo a mudar regras do racionamento



O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PSDB-RR), elogiou nesta terça-feira (dia 5) a participação da sociedade e a mobilização dos meios de comunicação, por terem ajudado o governo a buscar caminhos mais aceitáveis para o racionamento de energia. Segundo ressaltou, graças a esse engajamento, o presidente Fernando Henrique pôde amenizar as medidas inicialmente propostas, relativas às sobretaxas incidentes sobre o consumo de energia elétrica e aos cortes de fornecimento.

Jucá lembrou que o consumidor que reduzir o gasto de energia em 20 % ficará livre de sobretaxa, quando antes a pagaria mesmo atingindo a meta de redução, e que os cortes no fornecimento só ocorrerão após um segundo descumprimento da meta. Além disso, mencionou que não haverá cota nem punição para o consumo até 100 kWh/mês.

As novas medidas foram anunciadas na noite de segunda-feira (dia 4) pelo presidente da República e serão, na opinião do líder do governo, menos dolorosas para a população do que as inicialmente previstas. Jucá também solicitou à Mesa a transcrição, nos anais do Senado, das reportagens publicadas nesta terça pelos jornais Folha de S. Paulo - "Governo ameniza racionamento" - e Jornal do Brasil , "FH troca corte por aviso prévio".

05/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


PMDB ajudou a mudar história do país, diz Raupp

Sibá confirma pedido de demissão de Marina Silva e diz que ela ajudou a mudar idéias sobre meio ambiente

Governo não aceita regras diferentes para trabalhadores domésticos, diz Jucá

Mudar ECA é "clamor da sociedade", afirma Alckmin

Senadores decidem pelo arquivamento das sugestões da sociedade para mudar legislação

Paim quer mudar regras de tramitação das MPs