Jucá elogia decisão da Petrobras de investir em formas laternativas de energia



Além de elogiar a atuação da Petrobras ao longo do ano 2000, período em que apresentou um lucro líquido de US$ 5 bilhões, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PSDB-RR), aplaudiu a decisão da empresa de, em um prazo de oito anos, investir pesadamente em formas alternativas de energia. Para o parlamentar, a medida comprova a agilidade de uma empresa que, por não se limitar somente à produção de petróleo, contribui para o desenvolvimento do país.

- Atendendo à determinação do governo federal, a Petrobras promoveu maior utilização de gás natural na ampliação da base da matriz energética - disse Jucá, que elogiou a participação da empresa em cerca de três dezenas de projetos de novas usinas termelétricas que utilizam o gás como fonte de energia. As vendas de gás natural, registrou, cresceram 34% no ano 2000, comparativamente ao ano anterior.

O dinamismo da empresa, continuou Jucá, pode ser verificado no fato de a Petrobras ter passado por um forte processo de internacionalização, permitindo que ações da empresa sejam negociadas com êxito na bolsa de valores de Nova York.

Jucá afirmou que, no mercado brasileiro, também se verificou a participação de 330 mil novos acionistas na Petrobras, que puderam utilizar recursos próprios, provenientes do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Dessa maneira, ressaltou, a base acionária da empresa pôde ser expandida, o que estimulou os investimentos em formas alternativas de geração de energia.

11/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá elogia Organizações Bradesco por investir em políticas sociais

Jucá elogia decisão do Brasil de aumentar contribuição ao FMI

Jucá elogia decisão do ministro Raul Jungmann

Jucá elogia decisão do STF que permite cotas raciais em universidades

JUCÁ ELOGIA DECISÃO DE PRIORIZAR APROVAÇÃO DO ESTATUTO DO ÍNDIO

JUCÁ ELOGIA DECISÃO DO GOVERNO DE ACELERAR IMPLANTAÇÃO DO SIVAM