JUCÁ ELOGIA DECISÃO DE PRIORIZAR APROVAÇÃO DO ESTATUTO DO ÍNDIO



O senador Romero Jucá (PSDB-RR) elogiou a decisão do governo de priorizar a aprovação do Estatuto do Índio, que já está tramitando na Câmara do Deputados há mais de 10 anos. Ele informou que o ministro da Justiça recém-empossado, José Gregori, encaminhou através dos líderes do governo na Câmara, para análise dos deputados, um estudo definindo procedimentos, garantias, estímulos, formas de apoio as comunidades indígenas, como demarcação de terra e direito de imagem dos índios.
- Mesmo sem entrar no mérito da matéria, o fundamental é que a questão do Estatuto do Índio seja debatida rapidamente na Câmara dos Deputados e possa vir ao Senado, para que ainda este ano tenhamos condições de oferecer este avanço para as comunidades indígenas dentro das comemorações dos 500 anos do descobrimento do Brasil - comentou Jucá.
Outro assunto abordado pelo senador foi uma proposta encaminhada pela Sociedade para o Desenvolvimento Comunitário e Qualidade Ambiental, que atua junto às etnias Taurepang, Macuxi e Wapixana, para resolução da situação fundiária da cidade de Pacaraima, na Terra Indígena de São Marcos.
Segundo o senador, os representantes dos índios propõem que seja realizado um estudo para excluir da terra indígena a área ou perímetro urbano hoje ocupado pela cidade de Pacaraíma, mediante um acordo de compensação aos índios de São Marcos. A Sociedade para o Desenvolvimento Comunitário e Qualidade Ambiental também quer a organização de uma comissão técnica especial para analisar a questão fundiária da região para que seja encontrada uma solução definitiva.
- A proposta mostra o entendimento dos índios e o seu desejo para que seja encontrada uma solução pacífica para garantir a demarcação das terras. Ela é uma demonstração de desprendimento e abre caminho para que a paz e a justiça possam se estabelecer - analisou.
Na presidência dos trabalhos, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) ressaltou a importância do Estatuto das Sociedades Indígenas e anunciou que ainda nesta quinta-feira, a Câmara estará realizando sessão especial sobre o tema. Na oportunidade, o senador José Eduardo Dutra (PT-SE) pediu que ficasse registrada "frase lapidar" do deputado José Genuíno (PT-SP) que, para o senador, seria um retrato do país: "Cassetete para o povo, festa para a elite e segurança para o Estado".

27/04/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá elogia decisão do Brasil de aumentar contribuição ao FMI

Jucá elogia decisão do ministro Raul Jungmann

Jucá elogia decisão do STF que permite cotas raciais em universidades

JUCÁ ELOGIA DECISÃO DO GOVERNO DE ACELERAR IMPLANTAÇÃO DO SIVAM

Paim elogia decisão do STF sobre validade do Estatuto do Idoso em relação a planos de saúde contratados antes de 2003

Jucá elogia decisão da Petrobras de investir em formas laternativas de energia