Jucá elogia decisão do Brasil de aumentar contribuição ao FMI



O senador Romero Jucá (PMDB-RR) elogiou nesta terça-feira (19) o posicionamento do governo brasileiro durante a VII Cúpula do G20, concluída nesta terça-feira (19). Ao lado dos outros países do grupo conhecido como Brics - Rússia, Índia, China e África do Sul -, o Brasil anunciou uma contribuição para aumentar os recursos do Fundo Monetário Internacional (FMI). Somadas, as contribuições dos cinco países devem superar os US$ 70 milhões.

- Os países do Brics vão injetar recursos no fundo exatamente para colaborar, participar e, mais que isso, ajudar no debate e ter condições de influenciar para que tenhamos a condição de uma retomada do crescimento econômico no cenário mundial - afirmou.

Os recursos ajudariam a reforçar a capacidade do fundo de socorrer os países países atingidos pela crise econômica global. Os Brics também concordaram em iniciar o processo de criação de um fundo comum de reservas internacionais e a possibilidade de assinatura de acordo para a troca de moedas entre os países do grupo.

O senador elogiou, ainda, a posição do governo brasileiro na defesa de medidas de estímulo à atividade econômica como forma de ajudar os países a sair da crise. Segundo o senador, a presidente Dilma Roussef defendeu essa posição, em contraposição à política recessiva que alguns julgam ser mais adequada.

- É o posicionamento do Brasil e que deu certo aqui. Portanto, a presidente Dilma quando fala, dá um exemplo concreto de resultado positivo que fez com que o Brasil fosse o primeiro país a sair da crise de 2008 e de 2009.



19/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá elogia decisão do ministro Raul Jungmann

Jucá elogia decisão do STF que permite cotas raciais em universidades

JUCÁ ELOGIA DECISÃO DE PRIORIZAR APROVAÇÃO DO ESTATUTO DO ÍNDIO

JUCÁ ELOGIA DECISÃO DO GOVERNO DE ACELERAR IMPLANTAÇÃO DO SIVAM

Jucá elogia decisão da Petrobras de investir em formas laternativas de energia

ROMERO JUCÁ ELOGIA BANCO DO BRASIL