Jucá elogia Tratado de Redução do Consumo de Tabaco, assinado em Genebra
O senador Romero Jucá (PMDB-RR) registrou o encerramento na semana passada, em Genebra, Suíça, do encontro que resultou no 1º Tratado de Redução do Consumo de Tabaco, assinado por 190 países, e que teve a presidência do diplomata brasileiro Luís Felipe Seixas Corrêa. Os países participantes usaram o modelo de legislação antitabaco do Brasil, e o tratado teve a adesão dos Estados Unidos.
- O Tratado não muda imediatamente o quadro, mas é a esperança de que a indústria do fumo será definitivamente banida do mundo brevemente - disse Jucá, que citou números: 5 milhões de pessoas morrem por ano por causa do fumo, e as previsões são de que, ao ritmo atual, até o ano de 2020, o número anual de mortes será de 10 milhões, -algo aterrador-, definiu.
O senador Jucá disse que, apesar de ter criticado duramente a medida provisória do governo que liberou a propaganda de cigarro no Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, desta vez lhe caberia elogiar a postura do governo brasileiro no encontro em Genebra, com a presença do ministro da Saúde, Humberto Costa. Segundo o senador, o ministro prometeu que o Brasil aumentaria impostos para as fábricas de cigarro e cobraria das indústrias uma ação social mais efetiva.
26/05/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Consumo de tabaco cai pela metade em 20 anos
PAÍSES QUE PROIBIRAM PUBLICIDADE REDUZIRAM CONSUMO DE TABACO
Brasil poderá ter fundo para reduzir produção e consumo de tabaco
Paim encaminha a Jucá abaixo-assinado pedindo aumento para aposentados
Sindicalistas entregam a Garibaldi abaixo-assinado pela redução da jornada de trabalho com 1,5 milhão de assinaturas
Magno Malta elogia Anvisa pela campanha em prol do Dia Mundial sem Tabaco