JUCÁ EXALTA A ATUAÇÃO DA MARINHA BRASILEIRA



Durante a homenagem ao Dia da Marinha, o senador Romero Jucá (PFL-RR) destacou hoje (dia 9) a importância do programa assistencial da Marinha na região amazônica, desenvolvido pelos navios de assistência hospitalar. Construídos com avançada tecnologia de engenharia naval, possuem laboratórios de análises clínicas, realizam exames médicos e distribuem remédios gratuitamente à população das localidades ribeirinhas.

- Quando encostam nas barrancas, formam-se filas enormes de pessoas que vêm receber tratamento médico e odontológico, tomar vacinas, fazer radiografias e até passar por pequenas cirurgias. O que seria dessa população, tão sujeira a moléstias tropicais e endemias, que mora a dias e até semanas de distância de um ambulatório ou consultório médico? - indagou Jucá, ao discursar também em nome do senador Ney Suassuna (PMDB-PB) que no momento presidia a Comissão Mista do Orçamento, encarregada de aprovar o orçamento da União para 98.

A participação da força naval na história brasileira também foi elogiada por Romero Jucá, que considerou "imprescindível na luta pela independência nacional e desde a Confederação do Equador até a Balaiada, enfrentou movimentos provinciais de oposição à política imperial".

Ele lembrou que a armada brasileira manteve o bloqueio do estuário do Prata, de 1825 a 1828, durante a Guerra Cisplatina, e participou da defesa nacional por ocasião da Guerra do Paraguai. Além disso, também atuou nas duas conflagraçõesmundiais do século XX, respondendo ao ataque da campanha submarina alemã a navios mercantes brasileiros, em 1918, e ao afundamento de cinco navios nas costas de Sergipe, em 1942.



09/12/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


SUASSUNA EXALTA PAPEL DA MARINHA NA PRESERVAÇÃO DA SOBERANIA

Jayme Campos exalta atuação das CPIs

GILVAN BORGES EXALTA ATUAÇÃO DE BETINHO

LEONEL DESTACA A ATUAÇÃO DA MARINHA NA AMAZÔNIA

Jayme Campos exalta atuação de ex-presidente do Democratas do Mato Grosso

Walter Pinheiro analisa sua atuação parlamentar em 2011 e exalta governo de Dilma Rousseff