GILVAN BORGES EXALTA ATUAÇÃO DE BETINHO
O senador Gilvam Borges (PMDB-AP) afirmou que o Brasil está de luto pelo desaparecimento de "um de seus maiores estadistas" - Herbert de Souza, o Betinho, que, segundo o parlamentar, "representou a antítese do Brasil oficial, muitas vezes insensível à dor surda dos excluídos, ou como quer nosso Presidente, "a voz rouca das ruas".
Depois de lembrar que Betinho foi imortzalizado na música Obêbado e o Equilibrista - feito hino do movimento pela anistia - como o irmão mais velho do cartunista Henfil, Gilvam Borges assinalou que o sociólogo "tornou-se o mais influente político sem mandato da história recente do país".
Ele disse que "a fome que preocupava Betinho era a de igualdade, de justiça, fome bíblica, fome de grandes transformações, que faz bem-aventurados os que as experimentam, seja em si próprios, seja em seus semelhantes, como está no Evangelho de São Mateus".
Ao reportar-se à lauta de Betinho contra a Aidas, Gilvam Borges afirmou que, "neste combate patriótico, ele deu literalmente seu sangue, contaminado pelas transfusões de que dependia para viver, pelo HIV e da hepatite".
12/08/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
GILVAN BORGES ELOGIA SISTEMA DE TELECOMUNICAÇÕES
GILVAN BORGES PEDE MAIS COMBATE À VIOLÊNCIA
GILVAN BORGES NÃO APOIARÁ CORTE DE INCENTIVOS PARA AMAZÔNIA
GILVAN BORGES QUER REDUZIR PARA 16 ANOS IDADE PARA MOTORISTA
Jayme Campos exalta atuação das CPIs
JUCÁ EXALTA A ATUAÇÃO DA MARINHA BRASILEIRA